Endesa chega a acordo com o Estado para reaver 1,7 milhões em faturas não pagas
A empresa espanhola avançou contra a DGAJ para exigir o pagamento de 2.280 faturas de eletricidade que terão ficado por pagar entre 2021 e 2024.
- 1
- ...
A elétrica espanhola Endesa e a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) chegaram a acordo para resolver fora da via judicial o pagamento de uma dívida no valor de mais de 1,7 milhões de euros devido a falhas no pagamento da conta da luz de vários tribunais, avança a CNN esta segunda-feira. No final de junho, a Endesa pediu a retirada do processo junto do Juízo Central Cível de Lisboa, que tinha interposto no início deste ano.
Uma das maiores fornecedoras da administração pública portuguesa, a Endesa decidiu em 2025 avançar contra a DGAJ para exigir o pagamento de 2.280 faturas de eletricidade que terão ficado por pagar entre novembro de 2021 e dezembro de 2024. No entanto, a direção-geral diz que apenas ficaram por pagar cerca de 500 mil euros. O Estado defende que mais de um milhão de euros dessas faturas tinham já sido pagos num “momento anterior à interposição da injunção” e que o montante “a pagar” é afinal de 531 mil euros.
A conta que a elétrica espanhola apresentou no Juízo Central Cível de Lisboa é referente a 442 pontos de entrega de eletricidade espalhados por tribunais de norte a sul do país, como Cascais, Porto, Amadora, Faro ou Beja.
Mais lidas