Lisboa termina semana com subida moderada. BCP lidera ganhos
O banco liderou o índice, num dia positivo para as principais praças europeias. Os restantes pesos pesados fecharam no vermelho, à exceção da EDPR.
A bolsa de Lisboa fechou a última sessão da semana em alta, numa sessão de ganhos para as praças europeias, animadas por alguns resultados empresariais positivos.
O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,20 % para 8.662,19 pontos, com oito dos seus 16 títulos no verde. O PSI conseguiu ganhos em quatro das últimas cinco sessões, subindo mais de 1% no total da semana, enquanto no total do mês a progressão foi de quase 5%.
Os ganhos foram impulsionados pelo BCP, que subiu 1,46% para 21,44 euros num dia de ganhos setoriais da banca europeia. O banco recebeu também um ímpeto de mais uma revisão em alta do praço-alvo por parte de uma casa de investimento, desta feita do Barclays, que vê os títulos a chegarem a um euro por ação.
Entre os pesos pesados, a EDPR foi a única outra cotada que fechou no verde, subindo 0,55% para 12,80 euros, enquanto a EDP desceu 0,09% para 4,419 euros. Esta sexta-feira, apesar da revisão das políticas energéticas norte-americanas, o CEO da elétrica disse este é um bom momento para investir nos EUA.
Os restantes pesos pesados também fecharam no vermelho, sendo a Jerónimo Martins o peso pesado que mais desceu. A retalhista caiu 1,04% para 19,01 euros.
Já a Galp, que tem sido beneficiada pela alta dos preços do petróleo, recuou 0,71% para 16,73 euros. A Galp e a TotalEnergies preveem começar a campanha de exploração e avaliação de três poços petrolíferos na região de Mopane ainda este ano, comunicaram as empresas.
Contudo, foi a Altri a liderar as perdas. A produtora de pasta de papel recuou 1,37% para 4,33 euros.
Mais lidas