pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Gasóleo mais caro atinge máximo de 11 meses a partir da próxima semana

Os preços dos combustíveis vão sofrer ligeiras alterações a partir da próxima semana, com o gasóleo a registar a segunda subida consecutiva.

combustiveis
combustiveis
12 de Fevereiro de 2021 às 13:32

A partir da próxima semana, os preços do gasóleo deverão sofrer um ligeiro aumento nos postos de combustível, enquanto que a gasolina deverá manter-se inalterada face a esta semana. Ainda assim, ambos os ativos se vão manter em máximos de quase um ano.

De acordo com os cálculos do Negócios, o preço do gasóleo simples deverá registar um aumento de 1,7 cêntimos por litro para os 1,3212 euros, o que representa um máximo desde a semana começada a 9 de março do ano passado. 

No caso da gasolina simples 95, é expectável que os preços se mantenham na mesma, na próxima semana, nos 1,478 euros por litro. Em janeiro, o preço deste ativo valorizou 4 cêntimos, também o maior salto dos últimos seis meses.

Em causa poderá estar a nova taxa de carbono para 2021, que foi fixada pelo Governo português. De acordo com o decreto-lei publicado, a taxa do adicionamento sobre as emissões vai passar de 23,619 euros por tonelada de CO2 para 23,921 euros por tonelada de CO2.

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio