Governo espanhol situa origem do apagão nas províncias de Granada, Sevilha e Badajoz
Mais de duas semanas após o apagão que atingiu Portugal e Espanha, o governo do país vizinho indicou que a origem do colapso da rede elétrica ibérica terá tido origem em regiões específicas de Espanha.
O apagão de 28 de abril que deixou Portugal e Espanha sem energia elétrica durante mais de uma dezena de horas terá tido origem nas províncias de Granada, Sevilha e Badajoz, afirmou esta quarta-feira a ministra espanhola para a Transição Ecológica, Sara Aagesen.
Falando no parlamento do país vizinho, a governante apontou aquelas três regiões como os locais onde terá tido início o problema que acabou por provocar o apagão, segundo o El País.
A audição da ministra não deverá revelar as causas do apagão - uma vez que a comissão criada pelo Executivo espanhol continua o processo de recolha de informação - mas é esperado que apresente novos dados.
As três províncias identificadas por Aagesen têm uma forte presença de energia fotovoltaica, mas também de outras formas de geração, assinala o jornal espanhol.
A ministra garantiu que o problema não foi nem de reserva ou de cobertura da rede.
Mais lidas