Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Palha da Silva estará a caminho da presidência da assembleia geral da EDP

O nome do atual CEO da Pharol deverá ser proposto e aceite para ocupar o cargo de presidente da mesa da Assembleia Geral da EDP, vago desde o ano passado.

Duarte Roriz
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 21 de Março de 2019 às 10:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O atual CEO da Pharol, Luís Palha da Silva, é o nome que vai ser proposto pela Oppidium, que detém 7,19% do capital da EDP, para a presidência da mesa da assembleia geral – um cargo vago desde 2018. Outros acionistas de referência, como os chineses, deverão apoiar a iniciativa, avança o Eco.

 

O nome de Palha da Silva surge depois de alguns nomes terem estado em cima da mesa e terem sido rejeitados, e numa altura em que a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela China Three Gorges torna as funções do presidente deste órgão especialmente relevantes. É ao presidente da mesa que cabe a interpretação dos estatutos no que à contabilização de votos diz respeito.

 

Até agora, o limite de 25% aos direitos de voto não tem sido respeitado. A CTG, com uma participação de 23,27% na elétrica portuguesa vota separadamente da empresa estatal chinesa CNIC, que tem 4,98% do capital. A oferta a decorrer precisa de passar por uma desblindagem decidida em AG para o limite dos 25%.

 

Os nomes de Pedro Rebelo de Sousa e Menezes de Cordeiro terão sido descartados por dúvidas sobre eventuais conflitos de interesse, segundo o Eco. E os acionistas chineses não querem promover o atual vice-presidente, Rui Medeiros, advogado da Sérvulo.

 

A Assembleia Geral da EDP não possui presidente desde que António Vitorino foi nomeado diretor das migrações na União Europeia, em meados de abril do ano passado.

Ver comentários
Saber mais Eco CEO Pharol Luís Palha da Silva Assembleia Geral da EDP Oppidium OPA China Three Gorges presidente CTG CNIC António Vitorino AG Pedro Rebelo de Sousa Menezes de Cordeiro Rui Medeiros economia negócios e finanças
Mais lidas
Outras Notícias