Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sousa Cintra vai procurar petróleo no Algarve

A empresa do antigo presidente do Sporting obteve permissão para procurar petróleo e gás natural no onshore algarvio, nas zonas de Aljezur e Tavira.

André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 25 de Setembro de 2015 às 19:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 24
  • ...
O Algarve vai ter mais uma empresa a pesquisar petróleo. A Portfuel - Petróleos de Portugal obteve hoje luz verde do Governo português para iniciar a prospecção. A liderar esta companhia está o empresário José de Sousa Cintra.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e o antigo presidente do Sporting assinaram esta sexta-feira, 25 de Setembro, contratos de concessão para prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo.

A pesquisa vai ter lugar no onshore - isto é, em terra - nas áreas denominadas "Aljezur" e "Tavira". Os trabalhos mínimos previstos no contrato vão fornecer "dados e informação adicional ao conhecimento sobre o potencial petrolífero do onshore da Bacia do Algarve, importantes para o país, sendo que está região está ainda sub-avaliada", argumenta a ENMC em comunicado.

Estas sondagens de pesquisa vão "permitir, pelo menos, uma mais adequada avaliação do potencial petrólifero do subsolo".

A ENMC sublinha que para ter lugar a exploração através da fracturação hidráulica, um método polémico conhecido por fracking, é necessário proceder primeiro a testes ambientais.

"Os contratos de concessão prevêem apenas pesquisa e exploração em terra, com recursos a métodos tradicionais. Caso haja necessidade de recorrer a métodos não-convencionais, como seja a fracturação hidráulica, cada projeto específico será sujeito a processo de avaliação de impacte ambiental", afirma o presidente do regulador, Paulo Carmona.

Actualmente, várias empresas, como a Repsol e a Partex, têm permissão por parte do Governo para pesquisar por petróleo e gás natural no Algarve, mas no offshore, isto é, no mar.
Ver comentários
Saber mais Portugal Algarve José de Sousa Cintra Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis ENMC Bacia do Algarve Paulo Carmona Portugal Repsol Partex energia petróleo e gás (extração)
Mais lidas
Outras Notícias