Preço das casas do centro histórico de Lisboa trava no primeiro semestre
Os preços das casas no centro histórico de Lisboa mantiveram-se praticamente inalterados no primeiro semestre face aos seis meses anteriores, com uma variação residual de 0,1%. Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, que cobre as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente.
PUB
O crescimento dos preços das casas no centro histórico lisboeta já tinha abrandado no segundo semestre de 2017, mas nos primeiros seis meses deste ano a subida dos preços travou a fundo.
PUB
Depois de no primeiro semestre de 2017 os preços das casas terem subido 14,4% no centro histórico de Lisboa, nos seis meses seguintes caiu para menos de metade (em cerca de 8,5 pontos percentuais) para 5,9%.
PUB
"Este abrandamento dos dois últimos semestres faz com que a taxa de variação homóloga se tenha reduzido de forma visível, terminando o primeiro semestre de 2018 nos 6,0%, após ter atingido os 21,1% no semestre anterior", afirma a Confidencial Imobiliário, em dados divulgados hoje.
PUB
Apesar do primeiro travão em termos semestrais, a Confidencial Imobiliário lembra que os preços das casas neste território atingiram máximos de 10 anos e estão já 68% acima do patamar de 2008, ano base do Índice, e que, face ao ponto mínimo de mercado, registado no primeiro semestre de 2013, os preços mais do que duplicaram (+106%).
PUB
Segundo Ricardo Guimarães, da Confidencial Imobiliário, a intensidade da dinâmica da valorização dos preços no centro histórico, bem como o nível de preços entretanto atingido, "deixavam antecipar que o ritmo de valorizações fosse progressivamente suavizar. No contexto da cidade, esta deverá também ser a tendência, embora um pouco desfasado no tempo face ao centro".
O Índice de Preços Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário para o concelho de Lisboa apresenta uma trajectória de crescimento desde meados de 2013 e uma intensificação da subida desde o final de 2015, resultando em valorizações homólogas acima dos 20% há nove trimestres consecutivos.
PUB
No segundo trimestre de 2018, os preços residenciais em Lisboa subiram 4,9% em termos trimestrais e 21,5% em termos homólogos, estando actualmente 58% acima de 2007, nível pré-crise, e mais que duplicando de valor face ao 2013.
Saber mais sobre...
Saber mais Lisboa economia negócios e finanças construção e obras públicas imobiliário Índice de Preços ResidenciaisQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda