Trinity Porto inaugurado à Patron após regenerar antigo shopping fantasma com cinco milhões

O ex-Trindade Domus, comprado pela portuguesa Finangeste e pela britânica Patron Capital por 40,5 milhões de euros ao Novo Banco – que se viu envolvido numa falência de 85 milhões -, é agora sede de várias empresas nacionais e internacionais, inclui retalho e um jardim suspenso.
1/9
Rui Neves 03 de Julho de 2024 às 16:14

Esta é a história da intervenção numa antiga pedreira, situada nas traseiras dos Paços do Concelho do Porto, que começa em 1968, ano em que Oliveira Salazar cai de uma cadeira e é substituído por Marcelo Caetano à frente do Conselho de Ministros, quando a autarquia da Invicta adjudica o projeto de construção de um edifício na chamada Pedreira da Trindade ao arquiteto Bento Lousan. Mas o acordo viria a ser rasgado, já nos anos 80, tendo o caso seguido para tribunal, com Lousan a ser indemnizado pela Edilidade.

PUB

 

Em 1992, em hasta pública, a Câmara do Porto vendeu o terreno da pedreira por 6,5 milhões de euros ao empresário Martinho Tavares, ficando detentora de um terço do futuro imóvel. Em junho do mesmo ano, associado à construtora francesa Euro-Jafip, Tavares arrancava com a obra. Mas eis que, quatro anos depois, o parceiro gaulês foi à falência e a empreitada parou.

PUB

 

No final do ano 2000, a autarquia tomou posse administrativa do esqueleto do prédio, mas no ano seguinte Tavares tornou-se novamente dono do edifício através de um acordo com o município, pagando-lhe seis milhões de euros pela parcela municipal e saldando a dívida de 6,5 milhões à CGD.

PUB

 

As obras de construção recomeçaram em janeiro de 2002, mas viriam novamente a parar, tendo sido retomadas no início de 2005.

PUB

 

Após vários pára-arranca e novos acordos com a Câmara do Porto, o edifício, batizado como Trindade Domus, num investimento de 65 milhões de euros, viria a ser inaugurado em janeiro de 2008.

PUB

 

Pouco tempo depois de abrir portas, o Trindade Domus era englobado num processo de insolvência apresentado contra Tavares e a sua esposa, com os créditos reclamados – num arresto de cerca de 80 imóveis – a atingirem os 85 milhões de euros, e com o antigo Banco Espírito Santo (BES) a surgir como o maior credor hipotecário.

PUB

 

Sem sucesso, nos primeiros anos não passou de um centro comercial fantasmagórico, com apenas meia dúzia de lojas abertas.

PUB

 

Vendido pelo Novo Banco por 40,5 milhões após a chegada da pandemia

PUB

 

Nas mãos do Novo Banco, que herdou este ativo do BES, o Trindade Domus foi vendido, no verão de 2020 – ou seja, pouco tempo depois da chegada da pandemia de covid-19 a Portugal -, por 40,5 milhões de euros, a uma "joint venture" formada pela portuguesa Finangeste e pela britânica Patron Capital.

PUB

 

3 de julho de 2024: "Depois de terminadas as obras de reabilitação do Trinitiy Porto (antigo Trindade Domus) situado junto à Câmara Municipal do Porto e à estação de metro da Trindade, no Porto, a inauguração oficial deste espaço decorreu no passado dia 27 de junho", revela a Finangeste, em comunicado.

 

PUB

Com 21 mil metros quadrados de área de escritórios e retalho, aos quais acresce seis mil de área de estacionamento público, os proprietários do Trinity Porto inauguraram o renovado empreendimento após uma obra de reabilitação nas áreas comuns, escritórios e retalho, num investimento total da ordem dos cinco milhões de euros.

 

O novo Trinity Porto incluiu uma nova receção, "lounge", esplanada, novos escritórios e, ainda, um jardim suspenso de três mil metros quadrados, da autoria da XSCAPES Arquitetura Paisagista e que foi intervencionado com uma obra de arte urbana - o projeto Ruído (artistas Frederico Soares Campos "Draw" e Rodrigo Guinea Gonçalves "Contra"), uma parede de escaladas, além de áreas de lazer ao ar livre.

PUB

 

"Com forte compromisso com a sustentabilidade, tecnologia e a inovação, recorreu-se à tecnologia LED nos equipamentos de iluminação exterior, introduzindo vantagens significativas como a redução de consumos em cerca de 80%", realça a Finangeste.

 

PUB

"Atentos aos requisitos de sustentabilidade, o edifício está em processo de certificação BREEAM com vista a obtenção da classificação de Muito Bom e ICRREM (Carbon Risk Real Estate Monitor, Maintain & Use) estando a percorrer o caminho para a descarbonização", enfatiza.

 

Após as obras de reabilitação, instalou-se neste espaço a nova loja da Padaria Portuguesa, a Planet Payment, empresa de pagamentos criada na Irlanda há mais de 30 anos e em franco crescimento global, a KEO Consultores Internacionais, entre outras.

PUB

 

A obra de reabilitação do edifício foi levada a cabo pela Cari, com gestão de projeto da 3.5G/Alphalink, projetos de arquitetura dos gabinetes de arquitetura Ferreira de Almeida Arquitetos e SFRG Architects, projetos de engenharia da GEG e projeto de iluminação exterior da Lightplan.

 

PUB

A portuguesa Finangeste gere atualmente mais de mil milhões de euros de ativos no nosso país, enquanto a Patron afiança que representa aproximadamente cinco mil milhões de euros de capital em vários fundos e coinvestimentos, detendo escritórios em várias cidades da Europa, incluindo Londres, Barcelona, Luxemburgo e Lisboa.

 

Pub
Pub
Pub