Vender uma casa demora mais de 16 meses
O tempo de espera para se conseguir vender uma casa aumentou, em Novembro, para mais de 16 meses. Para se arrendar uma casa tem de se esperar mais de cinco meses.
O tempo de espera para se conseguir vender ou arrendar uma casa aumentou, em Novembro, de acordo com o Imovirtual Market Index, barómetro dedicado ao mercado imobiliário em Portugal, realizado pelo Imovirtual, em parceria com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI).
O tempo médio para se vender uma casa está “acima dos 16 meses”, de acordo com o estudo. No mercado de arrendamento também se verificou uma deterioração do indicador, com o tempo de espera a ser superior a cinco meses.
Para o estudo foram inquiridos 341 empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis e promotores e investidores imobiliários.
O inquérito revela que a “diminuição do poder de compra” continua a ser “o principal factor de condicionamento do mercado imobiliário (de acordo com 76% das respostas obtidas)”, de acordo com um comunicado.
Esta “diminuição do poder de compra” é justificada pela redução de rendimentos sentida pelas famílias portuguesas, através de reduções de salários, subsídios e aumentos de impostos. Além destes factores, o aumento da taxa de desemprego para níveis históricos (acima dos 16%) também tem contribuído para a redução de rendimentos das famílias portuguesas.
“As expectativas dos agentes de mercado face à evolução dos preços praticados continuam a apontar no sentido descendente, sendo já 63% dos inquiridos que considera que os valores de transacção irão baixar num futuro próximo”, adianta a mesma fonte.
Mais lidas