pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Vender uma casa demora mais de 16 meses

O tempo de espera para se conseguir vender uma casa aumentou, em Novembro, para mais de 16 meses. Para se arrendar uma casa tem de se esperar mais de cinco meses.

08 de Janeiro de 2013 às 15:57

O tempo de espera para se conseguir vender ou arrendar uma casa aumentou, em Novembro, de acordo com o Imovirtual Market Index, barómetro dedicado ao mercado imobiliário em Portugal, realizado pelo Imovirtual, em parceria com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI).

O tempo médio para se vender uma casa está “acima dos 16 meses”, de acordo com o estudo. No mercado de arrendamento também se verificou uma deterioração do indicador, com o tempo de espera a ser superior a cinco meses.

Para o estudo foram inquiridos 341 empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis e promotores e investidores imobiliários.

O inquérito revela que a “diminuição do poder de compra” continua a ser “o principal factor de condicionamento do mercado imobiliário (de acordo com 76% das respostas obtidas)”, de acordo com um comunicado.

Esta “diminuição do poder de compra” é justificada pela redução de rendimentos sentida pelas famílias portuguesas, através de reduções de salários, subsídios e aumentos de impostos. Além destes factores, o aumento da taxa de desemprego para níveis históricos (acima dos 16%) também tem contribuído para a redução de rendimentos das famílias portuguesas.

“As expectativas dos agentes de mercado face à evolução dos preços praticados continuam a apontar no sentido descendente, sendo já 63% dos inquiridos que considera que os valores de transacção irão baixar num futuro próximo”, adianta a mesma fonte.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio