Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Atena compra empresa têxtil para marcas de luxo

A capital de risco adquiriu uma posição maioritária na Quinta & Santos, empresa especializada em acabamentos para grandes marcas de luxo mundiais, que fatura 8 milhões de euros e emprega mais de uma centena de colaboradores.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 20 de Setembro de 2022 às 14:30
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, comprou uma participação maioritária na empresa têxtil Quinta & Santos - Score, especialista em acabamentos, nomeadamente para o segmento de luxo.

Em comunicado, no qual não avança o valor da aquisição, a Atena salienta que este investimento vai permitir "reforçar a estratégia da empresa e o seu crescimento orgânico, apostando no aprofundamento da relação com os atuais clientes e parceiros, bem como explorar novas oportunidades que sejam criadoras de valor para todos".


A Quinta & Santos emprega mais de uma centena de trabalhadores e deverá terminar o ano com uma faturação superior a 8 milhões de euros.

A empresa conta com uma unidade industrial em Barcelos, "a qual assegura uma elevada eficiência ambiental e energética, contribuindo para o seu sucesso no exigente mercado de moda de luxo", salienta ainda a sociedade de capital de risco na mesma nota, acrescentando que essa unidade integra também um centro de investigação e desenvolvimento "que se dedica à investigação de novas tecnologias e de diferentes métodos na elaboração de processos de forma a inovar e revolucionar a indústria têxtil".

Citado no comunicado, Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, realça que "ao longo dos últimos cerca de 30 anos, a Quinta & Santos fez um caminho de inovação e tornou-se numa referência no setor dos têxteis, contribuindo com a sua especialização para valorizar o setor em Portugal".

"O nosso objetivo é continuar a desenvolver a empresa, explorando oportunidades de crescimento", diz ainda o responsável, frisando que a Atena Equity Partners "tem um importante historial de geração de valor, contando com recursos financeiros e humanos que contribuirão para a expansão da empresa e para prosseguir com a forte aposta na sustentabilidade".

A Quinta & Santos - Score é o quinto investimento anunciado pelo Fundo Atena II que, desde 2021, já concretizou, entre outras operações, a aquisição do Hospital Particular de Almada e da farmacêutica nacional Sidefarma.

"A aquisição da Quinta & Santos enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação de uma posição maioritária na empresa à Atena Equity Partners", diz ainda a capital de risco, que nesta operação foi assessorada pela EY e pela GLX, tendo o vendedor sido assessorado pela RSN Advogados.

Ver comentários
Saber mais Atena Equity Partners têxtil Quinta & Santos luxo capital de risco
Outras Notícias