Empresa de Famalicão da Logoplaste já recicla 2,4 mil milhões de garrafas de plástico por ano
A Ecoibéria, onde a Logoplaste entrou em 2022 com a compra de uma posição maioritária a Jorge Lemos, é a única empresa em Portugal de reaproveitamento de plástico de garrafas, reciclando cerca de 6,5 milhões de unidades por dia. Emprega 130 pessoas.
Fundada em 2005 por Jorge Lemos, a Ecoibéria começou por operar na recolha, separação e enfardamento de resíduos plásticos, tendo no ano seguinte arrancado com a atividade de moagem e trituração do material, até se tornar a única empresa em Portugal de reaproveitamento de plástico de garrafas, designada de reciclagem de PET.
Entretanto, a empresa de Famalicão reforçou a sua dimensão global com a entrada da Logoplaste na sua estrutura acionista, que começou por comprar uma posição maioritária a Jorge Lemos em 2022, mas que já é detentora de 100% do capital.
Numa altura em que os portugueses são desafiados a devolver garrafas de plástico para reciclagem, o presidente da autarquia, Mário Passos, vai visitar a Ecoibéria amanhã, 14 de maio, para dar visibilidade a uma empresa que recicla mais de 2,4 mil milhões de garrafas de plástico por ano, o equivalente a cerca de 6,5 milhões por dia.
“O volume anual tratado pela Ecoibéria corresponde a garrafas suficientes para dar 12 voltas à Terra”, enfatiza a Câmara de Famalicão, em comunicado,
Instalada na vila famalicense de Ribeirão desde 2019, a Ecoibéria é também a única produtora nacional de "flocos" de PET reciclado, “assumindo um papel estratégico na valorização de resíduos plásticos e na incorporação de matéria-prima reciclada na indústria alimentar e noutras áreas industriais”, realça a autarquia.
A unidade industrial emprega atualmente cerca de 130 colaboradores e recebe anualmente mais de 47 mil toneladas de fardos de plástico, produzindo aproximadamente 25 mil toneladas de ‘flakes reciclados ‘e 12 mil toneladas de ‘pellets’ reciclados, designados de rPET.
Além da redução de lixo no ambiente, a atividade da empresa “contribui de forma significativa para a redução das emissões de CO2 face à utilização de plástico virgem”, observa ainda o município, referindo que a Ecoibéria transforma garrafas de plástico usadas em nova matéria-prima reciclada para embalagens alimentares, num processo que inclui triagem, lavagem, descontaminação e transformação do material em "flakes" e "pellets" reutilizáveis.