Italiana Nexture compra Frulact em negócio de 600 milhões
A fabricante de preparados à base de fruta para a indústria alimentar, com sede na Maia, fundada pela família Miranda, estava nas mãos da gestora de capital de risco francesa Ardian há cinco anos.
A italiana Nexture venceu a corrida à compra da Frulact, derrotando a José de Mello e a escandinava IK Partners, avança esta segunda-feira o jornal espanhol Expansión. A proposta da Nexture, detida pela gestora de capital de risco Investindustrial, avalia a empresa portuguesa em 600 milhões de euros.
O jornal espanhol, que cita várias fontes do mercado, refere que a proposta apresentada a 28 de outubro convenceu a gestora de capital de risco francesa Ardian, que tinha adquirido a fabricante de preparados à base de fruta para a indústria alimentar em 2000.
Em comunicado, enviado às redações, a Ardian confirma ter chegado a acordo com a Nexture para a venda da empresa portuguesa que comprou em maio de 2020. A gestora de capital de risco não revela, porém, o valor do negócio que espera fechar no primeiro trimestre do próximo ano, uma vez obtidas as aprovações regulatórias habituais em várias jurisdições.
"Sob a gestão da Ardian, o Grupo expandiu de forma significativa, através da combinação entre crescimento orgânico e inorgânico, estando no top 3 dos principais 'players' no mercado de soluções para o Sistema Alimentar com uma presença transatlântica", sublinha o fundo.
A Ardina elenca duas aquisições na Europa e nos EUA que permitiram expandir a sua capacidade de produção e a abertura de uma nova instalação de última geração nos EUA que - enfatiza - permitiram à empresa "multiplicar por aproximadamente 2,5 vezes as suas receitas".
Fundada em 1987, com sede na Maia, a Frulact dispõe de uma dezena de unidades na Europa (Portugal, França, Suíça e Alemanha), em África (Marrocos e África do Sul) e na América do Norte (Canadá e EUA), vende para mais de 50 mercados e emprega mais de 850 trabalhadores.
Segundo a ainda dona, a Ardian, nos 12 meses terminados em 30 de setembro, a Frulact faturou aproximadamente 265 milhões de euros.
"Estamos orgulhosos de ter apoiado a transformação da Frulact, de uma empresa familiar de grande sucesso numa líder mundial no seu setor. Em conjunto, alcançámos marcos significativos, incluindo um crescimento sustentável orgânico, fusões e aquisições direcionadas e uma expansão das operações da empresa bem-sucedida na América do Norte", realça o diretor de aquisições da Ardian em Espanha e Portugal, Gonzalo Fernandez Albinana, citado no mesmo comunicado.
"Estamos profundamente gratos à Ardian pelo seu apoio e compromisso inabaláveis com o crescimento da Frulact nos últimos anos. Ao entrarmos neste novo capítulo, estamos entusiasmados por fazer parceria com a Nexture para continuar a construir sobre a nossa base sólida e acelerar a nossa estratégia de crescimento nos próximos anos", complementa, por seu turno, a CEO da Frulact, Dinorah Mandic.
(Notícia atualizada às 14h com a informação oficial da Ardian)
Mais lidas