Italiana Nexture compra Frulact em negócio de 600 milhões
A fabricante de preparados à base de fruta para a indústria alimentar, com sede na Maia, fundada pela família Miranda, estava nas mãos da gestora de capital de risco francesa Ardian há cinco anos.
A italiana Nexture venceu a corrida à compra da Frulact, derrotando a José de Mello e a escandinava IK Partners, avança esta segunda-feira o jornal espanhol Expansión. A proposta da Nexture, detida pela gestora de capital de risco Investindustrial, avalia a empresa portuguesa em 600 milhões de euros.
O jornal espanhol, que cita várias fontes do mercado, refere que a proposta apresentada a 28 de outubro convenceu a gestora de capital de risco francesa Ardian, que tinha adquirido a fabricante de preparados à base de fruta para a indústria alimentar em 2000.
Fundada em 1987, a Frulact, com sede na Maia, tem presença em 12 países, dispondo de unidades também em França, Alemanha, Suíça, Marrocos, África do Sul, Canadá e Estados Unidos, vendendo para mais de 50 mercados.
O Expansión refere que a faturação da empresa fundada pela família Miranda mais do que duplicou desde a aquisição pela Ardian, alcançando os 270 milhões de euros anuais, enquanto os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) ronda os 45 milhões de euros.
A Investindustrial pretende integrar a operação da empresa maiata na Nexture, "holding" de empresas de ingredientes criada a partir da junção da Italcanditi e CSM Ingredients, que passará, com a Frulact, a estar avaliada em cerca de dois mil milhões de euros.
Mais lidas