Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

The Navigator Company instala central solar fotovoltaica em Setúbal

O grupo vai instalar 8.800 painéis solares para alimentar a máquina de papel do complexo industrial de Setúbal. O projecto já arrancou no terreno e entrará em produção em Junho.

4º - Diogo da Silveira - Navigator: 1,14 milhões de euros
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 07 de Março de 2016 às 13:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

The Navigator Company, a designação adoptada pelo grupo Portucel Soporcel em Fevereiro passado, vai colocar 8.800 painéis solares fotovoltaicos na cobertura da máquina de papel que está instalada em Setúbal.

Em comunicado, a empresa explica que o objectivo é produzir uma parte da energia eléctrica necessária ao funcionamento da máquina.

Os 8.800 painéis solares a instalar em cerca de 13.000 metros quadrados vão permitir produzir por ano cerca de 3.100.000 kilowatt hora (kWh). "Tendo em conta que uma habitação em Portugal consome em média 3.700 kWh/ano, é possível concluir que a central solar fotovoltaica teria capacidade para fornecer anualmente energia eléctrica a cerca de 850 casas", sublinha.


O projecto vai permitir a produção de energia eléctrica renovável com emissões de CO2 nulas, para alimentar parcialmente a máquina de papel da fábrica de Setúbal, evitando, ao mesmo tempo, "a aquisição dessa mesma quantidade à rede eléctrica", refere.


O projecto no terreno já arrancou, com a montagem do estaleiro de apoio à instalação dos painéis solares fotovoltaicos e equipamento associados, devendo entrar em produção no decurso do mês de Junho, diz a empresa liderada por Diogo da Silveira (na foto).

"A viabilidade do projecto em termos técnicos e económicos, aliada às condições solares favoráveis da região de Setúbal onde está instalada, levou a companhia a inovar na forma como produz a sua energia, aprofundando assim a sua estratégia corporativa de promoção da eficiência energética", explica ainda o grupo.

Citado no comunicado, Frederico Pisco, responsável pela avaliação do projecto, considera que "é essencial que a empresa analise todas as oportunidades de desenvolver projectos na área de produção de energia renovável e de eficiência energética, sempre que exista um racional técnico-económico subjacente".

Ver comentários
Saber mais The Navigator Company Portucel energia solar papel
Mais lidas
Outras Notícias