Cinemas perderam quase nove milhões de receitas no primeiro semestre
O ano de 2020 tinha trazido, no primeiro semestre, dois meses sem qualquer atividade para os cinemas. No primeiro semestre deste ano foi um mês. Mas no conjunto, as receitas entre os dois períodos caíram quase 9 milhões.
No primeiro semestre deste ano, as receitas brutas dos cinemas totalizaram 4,9 milhões de euros. Nos seis primeiros meses deste ano as salas estiveram fechadas em fevereiro.
Mas apesar deste ano só terem estado fechadas durante um mês - em 2020 foram dois meses - o primeiro semestre foi uma razia para as salas de cinema. Que tiveram receitas, segundo dados divulgados pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, de 4,9 milhões de euros, o que compara com os 13,87 milhões de euros do primeiro semestre de 2020, uma queda de 64,7%.
Maio e junho já foram, este ano, meses de recuperação. Mas não chegou. Se em janeiro as receitas tinham sido 139 mil euros, em abril já foram de 343 mil euros, para em maio ter atingido os 1,76 milhões. Em junho já se fixou nos 2,657 milhões de euros.
Em janeiro e fevereiro do ano passado, antes da pandemia ter chegado a Portugal, as receitas eram superiores, mensalmente, aos 6 milhões de euros.
No conjunto dos seis primeiros meses deste ano, houve um total de 881 mil espetadores nas salas nacionais, uma queda de 65,7% face aos 3,8 milhões do período homólogo de 2020.
No primeiro semestre estrearam nas salas nacionais 70 filmes, contra 98 um ano antes. E foram exibidos 283.
1 | VELOCIDADE FURIOSA 9 |
F9
THE CONJURING: THE DEVIL MADE ME DO IT
CRUELLA
NOMADLAND
A QUIET PLACE PART II
THE FATHER
RAYA AND THE LAST DRAGON
TOM & JERRY
GODZILLA VS. KONG
PETER RABBIT 2: THE RUNAWAY
Mais lidas