Vacina para a hepatite B… em spray
Investigadores da Universidade de Coimbra criaram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal. A vacina traz vantagens para países em vias de desenvolvimento onde faltam recursos humanos para administrarem vacinas injectáveis.
Investigadores da Universidade de Coimbra criaram uma vacina para a hepatite B que é administrada de uma forma pouco tradicional. De acordo com o comunicado enviado às redacções, investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC) criaram "uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal".
Este medicamento traz vantagens "para países em vias de desenvolvimento onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injectáveis". Segundo a mesma fonte, administrar esta vacina por via nasal permite assim reduzir os custos financeiros e humanos "associados às complicações decorrentes da administração de injectáveis, nomeadamente as infecções provocadas pela reutilização de seringas".
"Foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células. Os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal", explica Olga Borges (na foto), docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em comunicado.
"As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis", acrescentou.
Mais lidas