Nvidia compra divisão de chips do SoftBank por 40 mil milhões de dólares
A Nvidia, fabricante norte-americana de microchips para jogos, computadores de alto desempenho, inteligência artificial e carros autónomos, anunciou citada pela Bloomberg a compra da Arm, unidade de chips do nipónico SoftBank, passando assim a controlar alguma da tecnologia mais amplamente usada na eletrónica, naquele que é o maior negócio de sempre na indústria dos semicondutores.
PUB
O valor da transação é de 40 mil milhões de dólares (33,7 mil milhões de euros), referiu a empresa. A norte-americana pagará 21,5 mil milhões de dólares em ações e 12 mil milhões em espécie pela fabricante de chips sediada no Reino Unido incluindo dois mil milhões de dólares aquando da assinatura do contrato.
PUB
O SoftBank poderá ainda receber mais 5 mil milhões de dólares em dinheiro ou ações se o desempenho da Arm atingir determinadas metas, referiu a empresa em comunicado emitido este domingo. Será também pago o valor adicional de 1,5 mil milhões de dólares aos funcionários da Arm, em ações da Nvidia.
PUB
O pagamento inicial ao SoftBank é um pequeno prémio face aos 31,4 mil milhões de dólares que a companhia japonesa pagou para adquirir a Arm em 2016 que era, até agora, o maior negócio do setor.
PUB
Após a transação, o SoftBank deverá ficar titular de menos de 10% da Nvidia, segundo o mesmo comunicado.
PUB
A aprovação das autoridades reguladoras poderá demorar 18 meses e só depois se pode concluir a operação, sendo necessária luz verde do Reino Unido, China, União Europeia e Estados Unidos.
Mais lidas
O Negócios recomenda