Receitas da dona da Google sobem 19%. Investimentos em IA disparam

Alphabet registou vendas de mais de 97 mil milhões de dólares e uma subida de 30% dos lucros no quarto trimestre para 34,5 mil milhões, mas foram os gastos com a IA que surpreenderam, ao praticamente duplicarem face ao trimestre homólogo. Previsões de investimento em 2026 também ficaram acima das expectativas.
Alphabet é a dona da Google
Christoph Dernbach/AP
Pedro Barros Costa 21:32

A Alphabet registou uma subida de 19% das receitas para 97,23 mil milhões de dólares no quarto trimestre, superando as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para vendas de 95,17 mil milhões. Estes números excluem os custos de aquisição de tráfego que a Google paga a terceiros para direcionar utilizadores para os seus sites.

Quanto ao lucro líquido trimestral, subiu 30% para 34,5 mil milhões, contra 26,5 mil milhões no trimestre homólogo. Em termos anuais, o lucro subiu também cerca de 30% para 132,2 mil milhões de dólares, com as receitas a ultrapassarem os 400 mil milhões pela primeira vez.   

PUB

Contudo, foi no capítulo do investimento que a empresa mais surpreendeu, com a empresa a despender 27,85 mil milhões no trimestre, contra 14,28 mil milhões no mesmo período do ano passado e estimativas de 28,17 mil milhões.

A empresa prevê também investimentos acima do esperado em 2026. Os gastos deverão situar-se entre 175 mil milhões a 185 mil milhões, contra 119,5 mil milhões esperados pelos analistas.

Grande parte deste investimento massivo vai para a inteligência artificial, incluindo o o financiamento de novas infraestruturas, investigação e recursos humanos, que a empresa considera essenciais para competir com as rivais Amazon, Microsoft e OpenAI. 

PUB

"Estamos a ver os nossos investimentos e infraestrutura de IA a impulsionar as receitas e o crescimento em toda a linha", refere a empresa no comunicado de apresentação de resultados. A empresa avança que os gastos previstos para o próximo ano se destinam a "ir ao encontro da procura dos consumidores e capitalizar as oportunidades de crescimento".     

Por segmento, as receitas dos Serviços Google Services aumentaram 14% para 95,9 mil milhões, lideradas por um crescimento de 17% na divisão de Pesquisas, 17% nas subscrições, plataformas e dispositivos e 9% nos anúncios do YouTube. As receitas do YouTube ultrapassaram os 60 mil milhões em 2025, destaca a empresa.

Ainda, a Google Cloud registou um "aumento contínuo na procura do consumidor, com as receitas a aumentarem 48% para 17,7 mil milhões, lideradas pela Plataforma de Cloud da Google nas infraestruturas e soluções de IA para empresas.

PUB

Depois de uma primeira reação bastante negativa, com as ações a caírem mais de 7% na negociação "after hours", os títulos acabaram por recuperar, subindo mais de 2%.   

 

 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Google
Pub
Pub
Pub