Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Documentário de canal público chinês implica Ant Group em escândalo de corrupção

O Ant Group volta a estar pressionado, desta vez devido a um documentário transmitido pela estação de televisão CCTV, que implica a empresa de Jack Ma num escândalo de corrupção.

Jack Ma, dono da Alibaba e do Ant Group, viu o IPO ser suspenso pelas entidades regulatórias.
O Ant Group foi criado por Jack Ma. Yuya Shino/Reuters
Negócios jng@negocios.pt 21 de Janeiro de 2022 às 13:24
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O canal público chinês CCTV implica a empresa de Jack Ma, o Ant Group, num escândalo de corrupção. A referência foi feita num documentário transmitido esta quarta-feira, aumentando a pressão para o grupo.

O tema é avançado pelo jornal Financial Times (FT), que refere que este documentário alega que a empresa terá feito "pagamentos elevados irracionais" ao irmão de um antigo líder do partido comunista em Hangzhou, uma cidade na China onde está a sede do Ant Group, em troca daquilo que terão sido incentivos governamentais e apoio para comprar património imobiliário.

O documentário cita documentos em que constariam estes negócios, mais especificamente a aquisição por parte de uma unidade do grupo de dois terrenos em Hangzhou, com desconto, em 2019. A subsidiária envolvida terá sido a Shanghai Yunxin Venture Capital Management Co, indica o FT.

Embora o documento não mencione especificamente a empresa de Jack Ma, a empresa do multimilionário chinês era o único investidor externo nestes negócios.

Este documentário aumenta a pressão para a Ant, que tem enfrentado sérias restrições para cumprir com os requisitos de Pequim. A empresa até tinha planos para a entrada em bolsa, em 2020, mas o IPO acabou por cair por terra e a empresa entrou pouco depois num processo de restruturação.

O Ant Group é dono de uma das maiores fintech à escala global, a Alipay. No ano passado, vieram a público notícias sobre como Pequim queria desmembrar esta área de negócio da companhia.
Ver comentários
Saber mais Ant Group Jack Ma
Outras Notícias