Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Microsoft confirma investimento multimilionário durante vários anos na OpenAI

A gigante tecnológica anunciou esta segunda-feira que a parceria com a OpenAI - empresa por trás da aplicação ChatGPT - entrou numa terceira fase, com "um investimento plurianual e multimilionário".

22º Lugar: Microsoft. A tecnológica paga em média aos seus funcionários 141.000 dólares por ano (124.228 euros). Dividido por 14 meses, este valor equivale a uma remuneração de 10.071 dólares/mês (8.873 euros/mês).
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Marta Velho martavelho@negocios.pt 23 de Janeiro de 2023 às 15:03
A especulação chegou ao fim. A Microsoft confirmou esta segunda-feira que vai aprofundar o investimento na OpenAI, a empresa sem fins lucrativos fundada por Elon Musk para desenvolver inteligência artificial (IA) e que está por trás da popular aplicação ChatGPT, que se tornou viral em novembro do ano passado.

Desde o início de janeiro que vários órgãos de comunicação avançavam que a OpenAI estaria a negociar um ronda de financiamento que atiraria o valor da empresa para os 29 mil milhões de dólares. A Microsoft - que em 2019 e em 2021 já tinha injetado dinheiro na OpenAI - estaria com uma proposta em cima da mesa de dez mil milhões de dólares.

A confirmação do acordo chegou esta segunda-feira. Apesar de não revelar valores, em comunicado, a gigante tecnológica fundada por Bill Gates e atualmente liderada por Satya Nadella indica que a parceria de longo entre as duas empresas entrou numa terceira fase, "através de um investimento plurianual e multimilionário para acelerar os avanços da inteligência artificial e garantir que esses benefícios são amplamente compartilhados com o mundo."

"A nossa parceria com a OpenAI gira em torno de uma ambição partilhada de promover com responsabilidade a investigação de ponta em IA e em democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia", indicou o presidente e CEO da Microsoft. "Nesta próxima fase, programadores e organizações de todos os setores terão acesso à melhor infraestrutura, modelos e cadeia de ferramentas de IA com o Azure para criar e executar as suas aplicações."

"Os últimos três anos de nossa parceria foram ótimos", afirmou, por seu lado, Sam Altman, CEO da OpenAI. "A Microsoft partilha dos nossos valores e estamos entusiasmados em continuar a nossa investigação independente e trabalhar para criar IA avançada que beneficie a todos".

A app ChatGPT, lançada no final de novembro, foi um sucesso instantâneo na internet, conquistando um milhão de utilizadores em menos de uma semana. A tecnologia - que analistas acreditam que possa vir a ameaçar o trabalho de escritores profissionais e até o motor de busca da Google - simula conversações e a escrita humana. A aplicação tem fomentado o debate sobre a utilização de inteligência artificial em indústria criativas.

Ver comentários
Saber mais OpenAI Microsoft ChatGPT ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio