Pacotes lideraram reclamações em ano de menos queixas na Anacom

No ano passado, a Anacom recebeu menos 17,3% de reclamações face ao ano anterior. Os pacotes de serviços de telecomunicações lideram as queixas. As reclamações sobre serviços de valor acrescentado duplicaram.
Bloomberg
Sara Ribeiro 05 de Maio de 2016 às 13:39

Durante o ano passado o regulador do sector de telecomunicações, a Anacom, recebeu 54.710 reclamações. Um número que representa uma queda de 17,3% face a 2014.

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De acordo com a entidade liderada por Fátima Barros esta queda foi transversal a todos os serviços o que poderá "estar relacionado com vários factores, entre os quais a estabilização das ofertas dos prestadores de serviços e um melhor nível de informação por parte dos utilizadores".

Analisando as queixas dos consumidores, os pacotes de serviços foram a oferta mais reclamada, com 4,69 reclamações por mil clientes, o que corresponde a um total de 14. 529 Reclamações. Um valor que, mesmo assim, traduz uma quebra de 14, 8% face ao período homólogo, detalha a Anacom.

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Neste segmento, a Vodafone, que detém uma quota de mercado de 13,8%, é a operadora com a maior taxa de reclamações por mil clientes: 6,76. Segue-se a Nos, com 39,4% de quota 5,14 reclamações por mil clientes, enquanto a Meo, que tem 41,1% de quota, registou 3,87 reclamações por mil clientes.

O serviço móvel foi o segundo mais reclamado, com 1,30 reclamações por mil clientes. No total, chegaram à Anacom 15.312 reclamações deste serviço, menos 18,3% face a 2014.

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A Nos, que tem 19,7% de quota de mercado, é a operadora que lidera o número de queixas nesta área, com 2,48 reclamações por mil clientes. A Vodafone ocupa o segundo lugar com 1,09 reclamações por mil clientes e a Meo, que tem uma quota de mercado de 45,3%, mais uma vez está no final da lista com 1 reclamação por mil clientes.

O serviço de televisão paga seguiu a mesma tendência de queda do número de queixas, contabilizando um total de 3.957 reclamações, menos 15,5 %.

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Neste segmento, a Nos também regista a maior taxa de reclamações (1,53), seguindo-se a Vodafone, com 1,09 reclamações, e a Meo com 0,77 reclamações por mil clientes.

Já no serviço fixo de acesso à internet, cujas reclamações caíram 14,1% para 2.311, a Cabovisão é o operador com maior número de reclamações por mil clientes (1,12), enquanto a Meo, que tinha a maior quota de clientes (44%), apresentava 0,56 reclamações por mil clientes.

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A Nos volta a liderar nas queixas relativas ao serviço de acesso à internet móvel com 0,89 reclamações por mil clientes.

Já a Meo, "detentora da maior quota de clientes (43,9%), tinha 0,42 reclamações por mil clientes e a Vodafone 0,40", detalha a Anacom.

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No que toca às queixas da TDT, " registaram uma redução acentuada de 43,5% para 522". As dificuldades na recepção do serviço continuam a dominar o assunto das reclamações dos consumidores, representando 92,1% do total das queixas da TDT.

Em 2015 a Anacom recebeu ainda 378 reclamações sobre serviços de valor acrescentado baseados no envio de SMS/MMS. Apesar de ser o serviço com menos número de queixas, este número "mais do que duplicando face a 2014".

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Do total de queixas, 358 foram relacionadas com "serviços da sociedade da informação, incluindo o comércio electrónico", um aumento de 51,7% face ao ano passado.

"Os serviços de tarifa majorada registaram 141 reclamações, menos 23,4 % face a 2014 e os de audiotexto 3 reclamações", conclui o regulador.

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