Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alitalia será nacionalizada em junho

A companhia aérea italiana viu as receitas caírem 87,5% desde o início do ano e entraria em falência.

Reuters
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 23 de Abril de 2020 às 18:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O governo italiano vai assumir em junho o controlo total da Alitalia, anunciou esta quinta-feira o ministro da Indústria, Stefano Patuanelli, indicando que esta é a única forma de evitar a falência da companhia aérea transalpina.

Desde maio de 2017 que a Alitalia é gerida por administradores nomeados pelo Estado italiano e enfrentava profundos problemas financeiros, que se agravaram drasticamente com a crise da pandemia de covid-19. Existiam planos para privatizar a participação estatal na empresa, mas esse cenário deixou de ser viável.


As receitas da companhia aérea caíram 87,5% este ano e a nacionalização total é a única forma de impedir a falência, referiu o ministro durante uma audição parlamentar.


Patuanelli revelou que o governo italiano vai criar uma nova empresa no início de junho que assumirá 100% do capital da companhia aérea.

 
"A nova Alitalia irá começar com uma frota de mais de 90 aviões, o que compara com os atuais 113", disse, negando notícias que apontavam para uma redução da frota da companhia aérea para apenas 30 aeronaves.

Ver comentários
Saber mais Alitalia Stefano Patuanelli aviação nacionalização covid-19 itália
Outras Notícias