pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Greve na TAP arranca este sábado sem efeitos para passageiros

São três os sindicatos da TAP que resolveram manter a greve agendada para os dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro. Todos estão abrangidos pela requisição civil.

11-09-2014_21_41_56 32 TAP aviao jpg
11-09-2014_21_41_56 32 TAP aviao jpg Miguel Baltazar/Negócios
26 de Dezembro de 2014 às 18:41

O primeiro dos quatro dias de greve agendados pelos trabalhadores da TAP arranca este sábado, mas não terá efeitos práticos para os passageiros, uma vez que o Governo decretou requisição civil.

Desde a aprovação da requisição civil, nove dos 12 sindicatos decidiram levantar os dias de greve, contudo o SITAVA, o SNPVAC e o SINTAC, mantiveram-se irredutíveis.

No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) está a pedir aos funcionários da TAP que cumpram a requisição civil até que o tribunal se pronuncie sobre o pedido de impugnação da requisição civil decretada pelo Governo.

O SITAVA, o SNPAC e o SINTAC avançaram com a impugnação da requisição civil decretada pelo Governo para minimizar os impactos da greve da TAP nos dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, mas pelas 17:45 de hoje, a quase seis horas antes do início da greve, aguardava pela decisão do tribunal, disse o dirigente sindical Armando Costa à agência Lusa.

Caso o tribunal dê provimento à impugnação, os trabalhadores ficam sujeitos ao cumprimento dos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral.

Os restantes nove sindicatos aceitaram as bases de um memorando visando a criação das condições subjacentes ao funcionamento do Grupo de Trabalho, no âmbito da eventual reprivatização do Grupo TAP, lê-se numa nota enviada pelos representantes dos trabalhadores.

O Governo irá agora constituir um grupo de trabalho com os sindicatos signatários do memorando, com vista a reflectir as preocupações dos trabalhadores no caderno de encargos da privatização.

Este grupo de trabalho terá a vigência até 15 de Janeiro, data que o executivo prevê ter concluído o caderno de encargos para a venda de 66% do grupo TAP.   

O diploma que contempla a reprivatização da transportadora aérea foi promulgado a 23 de Dezembro por Cavaco Silva, publicada a 24 em Diário da República e entra em vigor esta sexta-feira. 

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.