Movimento nos aeroportos nacionais voltou a descolar em março
Em termos acumulados, porém, o primeiro trimestre do ano representa um abrandamento face à dinâmica do mesmo período do ano passado.
O movimento de passageiros transportados de e para os aeroportos nacionais voltou ao crescimento em março, recuperando das quebras homólogas registadas em fevereiro, mostram novos dados do transporte aéreo publicados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Contudo, tal como o Negócios tinha já avançado com base em dados da Vinci Airports, o movimento do conjunto do primeiro trimestre nos aeroportos nacionais representa um abrandamento face à dinâmica vivida no ano anterior.
De acordo com o INE, em março passaram pelos aeroportos portugueses 5,4 milhões de passageiros, um número 2,1% superior ao do mesmo mês do ano passado. Esta evolução sucedeu a um mês de fevereiro no qual o movimento de passageiros tinha ficado 0,5% abaixo de um ano antes.
A média diária de desembarques obtida em março foi de 88,2 mil passageiros, 1,9% acima de igual mês de 2024.
Já quando se olha para o conjunto do primeiro trimestre, o número de passageiros movimentados nos aeroportos portugueses (cerca de 14 milhões) surge em desaceleração, com um crescimento de apenas 2,4% a comparar com 5,9% de subida no mesmo período do ano anterior.
Lisboa e Porto registam as maiores perdas de velocidade no arranque do ano, com o aeroporto da capital a avançar apenas 1,4% em movimento de passageiros (subida de 5,5% um ano antes) e com a subida a ser de 2,6% no aeroporto a norte do país (7,3% de crescimento um ano antes). A desaceleração foi menor em Faro, de 7,5% para 4% de aumento homólogo. No conjunto dos restantes aeroportos nacionais o ritmo melhorou, com o movimento de passageiros a subir em 5,1% no primeiro trimestre deste ano (4% um ano antes).
Mais lidas