"Berço de Portugal" é um dos destinos a explorar em 2026

A National Geographic elaborou a sua lista de locais a conhecer no mundo no próximo ano e Guimarães figura na lista. As recomendações passam pelo que fazer, onde comer e o que conhecer.
Castelo de Guimarães
Paulo Duarte
Inês Pinto Miguel 02 de Novembro de 2025 às 18:00

A sugestão vem da National Geographic, que elegeu uma lista de 25 destinos a conhecer ao longo de 2026. "A história de Portugal ganha vida em Guimarães", lê-se no título da publicação, como forma de convite para conhecer a cidade minhota conhecida como "o berço de Portugal".

Os portugueses sabem da história que coloca Guimarães como berço de Portugal enquanto Nação, evocando o nascimento do primeiro rei D. Afonso Henriques e do papel que a cidade teve para a fundação e consolidação de Portugal como país, mas a história é desconhecida entre os turistas, que optam por conhecer as cidades portuguesas servidas por aeroportos, embora se estejam a tentar diversificar e conhecer todo o território. 

PUB

Tal como escreve a National Geographic, a Torre da Alfândega ostenta a frase "Aqui Nasceu Portugal", "não na ensolarada Lisboa, adornada com azulejos. Nem no Porto, com o seu clima instável e aroma de vinho do Porto". "Aqui, em Guimarães - uma cidade pouco conhecida no Norte do país, no coração da verdejante região do Minho", destaca, convidando os seus leitores de várias regiões do globo a visitar a cidade.

"O peso da sua importância histórica está por toda parte. Permanece nas pedras de calçada desgastadas, banha as fachadas de granito e madeira e ecoa nas austeras muralhas do castelo medieval, que permanece firme apesar de séculos de intempéries e guerras. Uma história tão bem preservada, tão ricamente estratificada, que valeu a Guimarães o título de Património Mundial da UNESCO em 2001", descreve a National Geographic.

PUB

Apesar da descrição de uma cidade que poderia ter ficado parada no tempo, a publicação corrige-se. "Esta não é uma cidade antiga e empoeirada que descansa sobre louros nostálgicos", enaltece, evidenciando que a cidade tem uma visão para o seu futuro, que passa por um caminho climático, não fosse Guimarães a Capital Verde Europeia para 2026.

O conselho passa por visitar a cidade na primavera ou no outono, quando as temperaturas são amenas e o tempo convida a beber um "copo de vinho verde tinto na esplanada". O convite estende-se para uma visita ao castelo ou ao Palácio dos Duques de Bragança, passando pelo Santuário da Penha, e as recomendações levam aos pastéis de nata e ao toucinho do céu, ou como a tradução direta os leva a dizer, "bacon from heaven", mas também aos jesuítas, seminaristas ou à Torta de Guimarães.

Pub
Pub
Pub