Turismo de Portugal alvo de buscas
A Polícia Judiciária realizou esta quinta-feira, 17 de Março, bucas no Turismo de Portugal. A notícia, avançada pelo Diário de Notícias (DN), foi entretanto confirmada ao Negócios por fonte oficial do instituto.
PUB
A publicação concretiza que os inspectores da Unidade Nacional contra a Corrupção recolheram documentação sobre contratos e adjudicações ligados à promoção do turismo português no estrangeiro. O Brasil será o foco da questão.
PUB
O DN esclarece que no foco das suspeitas estará um ex-elemento do conselho de administração do Turismo de Portugal. O mesmo terá distribuído adjudicações por empresários que lhe eram próximos.
PUB
Segundo apurou o Negócios, o alvo das investigações pertenceu ao anterior conselho de administração do organismo. O perfil corresponde a Luís Matoso, que assumia a pasta da promoção externa do Turismo de Portugal. Uma das suas prioridades era o reforço de ligações com o mercado brasileiro, o foco desta investigação.
Em comunicado, o Turismo de Portugal refere que "não é directamente visado" nas investigações em curso. "O organismo manifestou a sua total disponibilidade e colaboração com as autoridades, de acordo com os valores do rigor e transparência que regem a sua actividade", acrescentou.
PUB
O Turismo de Portugal é actualmente liderado por Luís Araújo, depois do pedido de demissão apresentado por João Cotrim de Figueiredo.
O Turismo de Portugal é actualmente liderado por Luís Araújo, depois do pedido de demissão apresentado por João Cotrim de Figueiredo.
PUB
Ao Negócios, Luís Matoso explicou que a denúncia partiu de um ex-funcionário do Turismo de Portugal, que já foi ouvido pelas autoridades e confirma não ser arguido neste processo.
Crimes de corrupção, abuso de poder e participação económica em negócioAo final da tarde, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a realização de buscas no Turismo de Portugal. "Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de corrupção, abuso de poder e participação económica em negócio", explicou a organização. A PGR reforça que os factos em investigação estão relacionados com contratos de adjudicação relativos a eventos realizados no Brasil. O inquérito encontra-se em segredo de justiça e, até ao momento, o processo não tem arguidos constituídos.
PUB
"Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de corrupção, abuso de poder e participação económica em negócio", explicou a organização.
A PGR reforça que os factos em investigação estão relacionados com contratos de adjudicação relativos a eventos realizados no Brasil.
PUB
(Notícia actualizada às 18:47 com referência a Luís Matoso como alvo das buscas, actualizada novamente às 20:02 com lista de crimes avançada pela PGR. Novamente actualizada às 21:00 com declaraçõe de Luís Matoso)
Saber mais sobre...
Saber mais Polícia Judiciária Diário de Notícias Turismo de Portugal Portugal Luís Araújo João Cotrim de Figueiredo economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresasMais lidas
O Negócios recomenda