pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Agências de viagens acusam TAP de "criar distorções de mercado" com pagamentos faseados

A associação das agências de viagens lançou críticas por a TAP estar a implementar uma solução de pagamento às prestações dos bilhetes de avião.

Miguel Baltazar
23 de Abril de 2025 às 11:58

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acusa a TAP de estar a distorcer o mercado com a introdução da opção de pagamento faseado dos bilhetes de comprados diretamente com a companhia.

Em comunicado, a organização que junta as agências de viagens admite ter ficado surpreendida com a campanha da TAP com a Klarna, que permite o pagamento de bilhetes em três prestações apenas com a compra direta nas plataformas da companhia portuguesa, o que exclui as agências. 

"A TAP preferiu criar distorções de mercado, impedindo a liberdade de escolha do consumidor, diminuindo as opções do cliente final quanto à entidade emissora, aquando da compra de um bilhete de avião", lê-se no comunicado da APAVT.

A associação considera que a ação da TAP representa uma "opção estratégica de afastamento e até mesmo de conflito com as agências de viagens", e admite que irá responder à companhia.

A APAVT critica ainda a companhia aérea de ter apresentar uma dualidade de critérios, isto numa altura em que as companhias "impuseram às agências de viagens, em Portugal, uma redução de 10 dias nos tempos médios de pagamento". 

Na visão da associação, a atuação junto das agências de viagens tem sido "intolerável e indesculpável". "A TAP prefere traçar um caminho de confrontação e de exclusão, afastando o seu melhor cliente, as agências de viagens", atira a associação liderada por Pedro Costa Ferreira, que adianta que a atitude não vai beneficiar ninguém.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio