Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal está na "liga dos campeões da inovação", diz António Costa no arranque da Web Summit

Os discursos de Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, do primeiro-ministro e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa marcaram o arranque da cimeira tecnológica deste ano.

Bruno Simão
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 02 de Dezembro de 2020 às 12:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
António Costa reconhece que esta edição da Web Summit "será diferente" devido à covid-19. No entanto, o primeiro-ministro garante que este ano não é só sobre a pandemia. É, diz, o ano em que Portugal "salta para a liga dos campeões da inovação". 

"Esta é uma Web Summit diferente", começou por dizer António Costa naquele que foi o arranque da cimeira tecnológica, esta quarta-feira, dando as boas vindas a Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit. 

De acordo com o primeiro-ministro, "2020 é um ano marcado pela pandemia da Covid. Mas não é só sobre a pandemia", refere, notando que "este é o ano em que Portugal salta para a liga de campeões da inovação".

António Costa garante que este é o ano em que o país lançou "o plano de transição digital", em que, apesar da incerteza, atraiu 33 projetos de inovação e quando se registou um aumento de 14% no número de estudantes universitários em tecnologias de informação e engenharia. 

"É o ano em que Portugal foi considerado pela OCDE como o país com mais soluções para responder à covid-19" e o "ano em que juntamos esforços para preparar o mundo pós-pandemia", referiu, acrescentando que a inovação é uma das prioridades para o país. 

As declarações foram feitas no arranque da cimeira tecnológica, esta quarta-feira, num formato diferente daquele que estava inicialmente previsto.  

A organização planeava avançar com um evento híbrido (online e presencial) para a edição deste ano, que decorre entre 2 e 4 de dezembro. No entanto, acabou por decidir realizar uma feira totalmente digital após conversas com o Governo português e a Câmara Municipal de Lisboa, contando com mais de 100 mil participantes online e mais de 800 oradores. 

Apesar de ser um evento totalmente online, mantém-se o investimento anual de 11 milhões de euros relativo à organização da Web Summit. Deste valor, três milhões de euros são investimento municipal e oito milhões são assegurados pelo Governo.

"A Web Summit está on"
Também Fernando Medina participou no arranque da cimeira. Depois de António Costa lhe passar a palavra, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou que 
"não estamos juntos fisicamente em Lisboa", mas "o mais importante é que a Web Summit está on".

"Mais do que nunca, precisamos de eventos como este", notou, referindo que um dos desafios passará por "mitigar o impacto social" da pandemia.
Ver comentários
Saber mais Web Summit António Costa Fernando Medina Paddy Cosgrave
Outras Notícias