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O contributo da tecnologia para o debate

Cinco especialista de áreas ligadas à tecnologia deram o seu contributo para que a discussão fosse o mais fundamentada e proveitosa possível

27 de Maio de 2011 às 10:47

Nome Christopher Borroni-Bird

Empresa General Motors

Reinventar a mobilidade urbana

O director da General Motors para a área das tecnologias avançadas e novos conceitos de veículos centrou a sua intervenção na mobilidade urbana do futuro. O dirigente apontou duas principais causas para a necessidade de reinventar a forma como nos deslocamos nas cidades: o crescente êxodo rural que se verifica a uma escala global e o envelhecimento da população.

De acordo com os dados apresentados por Borroni-Bird, em 2030, 60% da população mundial residirá em centros urbanos. Em 2050, apenas 6% da população mundial terá menos de cinco anos.

Com base nestes dados, o director da GM defende que os novos veículos citadinos serão movidos exclusivamente a energia eléctrica (por razões ambientais), serão mais pequenos, terão baixa autonomia (porque não necessitam de mais) e terão a capacidade de comunicar entre si e com as infra-estruturas por forma a optimizar a utilização que se faz das estradas e evitar os acidentes.

Nome João Silva Marques

Empresa Siemens

"Smart grids" são elementos chave

"As redes inteligentes são elementos chave da mobilidade eléctrica". Com esta frase, João Silva Marques definiu o contributo da Siemens para a implementação da mobilidade eléctrica em Portugal. As redes inteligentes, caracterizadas por terem um fluxo de energia bi-direccional, fazendo com que os consumidores deixem de ser apenas consumidores de energia para passarem a ser também produtores.

Nesse sentido, Silva Marques advoga a necessidade de um novo paradigma da mobilidade eléctrica assente na exploração da capacidade instalada em Portugal ao nível das energias renováveis.

Essa aposta portuguesa nas energias renováveis foi, de resto, apontada pelo dirigente como "a razão para a Siemens ter aderido ao programa Mobi.E" e para a escolha da filial de Portugal para liderar o "cluster" do sudoeste europeu (composto pela Bélgica, França, Grécia, Itália, Espanha e Suíça).

Nome Bastian Fischer

Empresa Oracle

Semelhança entre Multibanco e Mobi.E

O vice-presidente da Oracle para as "utilities" fez uso de uma comparação que, além de ilustrativa do que é a rede Mobi.E, é sintomática da capacidade de inovação dos portugueses em áreas de vanguarda. "Para nós, o acto de carregar um veículo no posto de carregamento é semelhante ao de levantar dinheiro num comum multibanco".

A rede de multibanco (sistema concebido por portugueses) foi assim utilizado para avaliar a rede Mobi.E. Em ambos, Fischer defende que o enfoque no utilizador que deve estar por trás de todo o processo de implementação da rede deverá ser especialmente vincado. Porque o aspecto mais importante é que, "no fim do dia, o cliente não quer saber a complexidade por trás do sistema".

As semelhanças são várias. "Se uma pessoa estiver a levantar dinheiro de um multibanco não está necessariamente a fazê-lo numa caixa do seu banco", e é esta capacidade de ter vários operadores sem que isso signifique dificuldades acrescidas para os utilizadores que Fischer ressaltou.

Nome Gonçalo Quadros

Empresa Critical Software

Marketing é o principal desafio

Questionado sobre o que falta fazer no sentido de conseguir um ainda maior envolvimento das gerações futuras, o líder da Critical Software referiu que "o desafio principal é um desafio de marketing". Gonçalo Quadros referia-se ao desconhecimento que ainda existe relativamente ao veículo eléctrico e que leva as pessoas a terem alguma ansiedade no que diz respeito à autonomia. "As pessoas têm medo de não chegar a casa", referiu. Importa por isso mudar mentalidades, para além de mudar infra-estruturas.

O CEO da Critical Software aproveitou uma conferência direccionada para os jovens para enaltecer o papel destes nas mais relevantes transformações. Para Quadros, foi a irreverência, a disrupção, a fraca exposição a rotinas e a capacidade de "pensar fora da caixa" que fez dos jovens factores essenciais nas grandes mudanças. Nesse sentido Gonçalo Quadros ressaltou a importância de, também na área da mobilidade eléctrica, se dar importância àquilo que as gerações futuras pensam.

Nome Francisco Ferreira

Empresa Comissão Europeia

210 mil milhões factura anual com petróleo

O assessor científico da unidade TIC para os transportes da Comissão Europeia aproveitou a sua intervenção para revelar valores que atestam a importância de encontrar sistemas de transporte alternativos aos baseados no petróleo. De acordo com Francisco Ferreira, "a factura anual da Europa com o petróleo ronda os 210 mil milhões de euros". O sector dos transportes "emprega mais de 10 milhões de pessoas na União Europeia e representa mais de 5% do PIB da região". Os números apresentados ajudam a perceber a importância do sector dos transportes, e foi com base nessa importância que Francisco Ferreira apresentou a estratégia 20/20/20 da Comissão Europeia. Em Dezembro de 2008 ficaram definidas três metas para 2020 que almejam a utilização de energia crescentemente limpa. São elas: uma redução de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa; o consumo de 20% de energias renováveis do total de energia consumida na UE; redução de 20% na utilização de energia primária.

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