Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quem pode, pode

Nos últimos dias, as notícias têm sido ricas em milhões. Publicado o Relatório de Riqueza Mundial que revela que o número de milionários e o volume das suas fortunas recuperou totalmente face a um declínio em 2008, foi igualmente oficializada a nova cruzada dos ricos amigos Bill Gates e Warren Buffett.

  • Partilhar artigo
  • ...
Nos últimos dias, as notícias têm sido ricas em milhões. Publicado o Relatório de Riqueza Mundial que revela que o número de milionários e o volume das suas fortunas recuperou totalmente face a um declínio em 2008, foi igualmente oficializada a nova cruzada dos ricos amigos Bill Gates e Warren Buffett.

Que pretendem convencer os seus companheiros endinheirados a doarem, no mínimo, 50 por cento do seu mealheiro para a filantropia...

Enquanto em muitos lares por este mundo fora, são inúmeras as famílias que têm de fazer o milagre da multiplicação para que o jantar de um dê para alimentar quatro ou cinco pessoas, em outros locais dos Estados Unidos da América, os banquetes são outros.

Desde finais de 2008 que a imprensa local tem andado literalmente doida. No seguimento de uma fuga de informação, tornou-se público que alguns dos maiores multi-milionários da América, terra de todas as oportunidades, se estavam a reunir em jantares secretos para discutir o estado do mundo. Se os temas em agenda não eram, de todo, conhecidos, existia algo mais que estava a intrigar sobremaneira os jornalistas: de que forma era possível que tantas figuras gigantescas da “nata” americana conseguissem gerir as suas mais do que preenchidas agendas e reunirem-se em segredo, não uma, mas várias vezes, ao longo dos dois últimos anos e em diferentes locais? E quais os resultados desses encontros secretos?

A história só foi oficialmente revelada – com umas outras fugas no entretanto – pela revista Fortune, no passado dia 16 de Junho, correspondente à sua edição de Julho. Na capa, uma fotografia de Bill e Melinda Gates e do seu rico amigo rico Warren Buffet com o título sugestivo “O desafio dos 600 mil milhões de dólares”. No mesmo dia, os três da vida ocupada deram igualmente uma entrevista no famoso talk-show de Charlie Rose. Afinal, a conspiração nada tinha de conspirativa. À mesa, os senhores mais ricos da América discutiam apenas um plano que se viria a transformar num compromisso de honra e num convite pouco habitual dedicado aos milionários deste mundo: abrirem mão, no mínimo, de 50 por cento da sua riqueza para ajuda filantrópica, em vida ou depois da morte.

Esta promessa, ou compromisso moral, como os seus promotores a denominam, tem já um site – o givingpledge.org – e o movimento de sensibilização para a causa já foi baptizado: Great Givers. Com a publicação do artigo como tema de capa da Fortune, a ideia é que os três principais entusiastas da ideia enviem e-mails ou façam telefonemas aos seus demais amigos ricos para se juntarem ao compromisso e, muito provavelmente, como revela a Fortune, existirá uma conferência dos Great Givers já no próximo Outono.


Clique aqui para ler todo o artigo do Portal VER



Ver comentários
Outras Notícias