Decisão do BCE e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

O Banco Central Europeu anuncia a decisão de política monetária esta quinta-feira, assim como o Banco de Inglaterra, e em ambos os casos não se preveem alterações das taxas de juro. Os investidores vão também estar atentos aos resultados da Amazon e reagir aos números da Alphabet, sem esquecerem os dados em ambos os lados do Atlântico.
Newsletter 5 Coisas
Bárbara Cardoso e Carla Pedro 06:45
BCE e Banco de Inglaterra devem manter taxas de juro 

O Banco Central Europeu (BCE) realiza a primeira reunião de política monetária de 2026, com o anúncio da sua decisão e a habitual conferência de imprensa. A expectativa é de que o BCE não mexa nos juros diretores, com a taxa de referência a manter-se nos 2%. Se assim for, será a quinta reunião consecutiva sem cortes – desde que desceu as taxas em 25 pontos-base no encontro de 11 de junho do ano passado. Os mercados monetários estão agora a apontar para um aumento dos juros de referência em outubro de 2026. Também o Banco de Inglaterra (BoE) realiza o seu encontro de política monetária, com o consenso do mercado a apontar para que os juros diretores permaneçam nos 3,75%.

Reação às contas da dona da Google

A Alphabet apresentou esta quarta-feira resultados ao mercado referentes ao último trimestre depois do fecho de Wall Street. A , mas foram os gastos com a IA que surpreenderam, ao praticamente duplicarem face ao trimestre homólogo. As previsões de investimento para 2026 também ficaram acima das expectativas, o que poderá reacender os receios dos investidores sobre os gastos excessivos com IA. 

"Earnings season" segue com resultados da Amazon

Depois da dona da Google, hoje é a vez da Amazon revelar ao mercado que resultados obteve no quarto trimestre fiscal. com uma subida de 13% nas receitas a tocarem os 180,17 mil milhões de dólares - acima do consenso dos analistas que apontavam para 177,28 mil milhões. Já o lucro por ação fixou-se nos 1,95 dólares, também acima do previsto pelo mercado, que esperava 1,58 dólares. O mercado estará de olhos no reporte de contas deste trimestre da empresa, que tem enfrentado ,, ao mesmo tempo que

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 31 de janeiro. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 214.000 – a acontecer, será um aumento face aos 209.000 pedidos da semana precedente. Este será um relatório importante, já que o "shutdown" parcial do Governo, adiou o lançamento do relatório da criação de emprego e taxa de desemprego de janeiro. Já a criação de emprego no setor privado foi abaixo do esperado:

Chuva de dados na Europa

Há novos indicadores provenientes da Europa, todos eles relativos a dezembro, com destaque para as vendas a retalho na Zona Euro. Em foco estarão também as encomendas à indústria na Alemanha, a produção industrial em França e a confiança do consumidor em Espanha.

Saber mais sobre...
Saber mais Decisão Começar do zero
Pub
Pub
Pub