Ações da Semapa saltam 7% com venda da Secil. Bolsa de Lisboa negoceia à tona
Negociação dividida entre as cotadas mais valiosas. REN entra esta sexta-feira em ex-dividendo.
- 2
- ...
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em alta ligeira, subindo 0,06% para os 8.132,68 pontos.
O destaque do arranque da sessão vai para a Semapa, com as ações da empresa a terem subido 7,41% durante a primeira meia hora de negociação, em reação à notícia da venda da Secil aos espanhóis da Cementos Molins. Às 08:32 horas as ações da Semapa negociavam com uma valorização de 6,59% para os 18,12 euros por título.
A outra participada da Semapa, a Navigator, sobe 0,66%.
A negociação do PSI está, no entanto, dividida, com as cinco cotadas mais valiosas a negociarem em sentidos opostos. O BCP valoriza 0,61% para os 0,8896 euros por título, enquanto a EDP sobe 0,31% para os 3,865 euros. Já a Galp (- 0,57%), Jerónimo Martins (- 0,30%) e EDP Renováveis (- 0,09%) negoceiam com perdas.
A liderar a tabela vermelha está a REN, com uma queda de 1,66%, um recuo justificado pelo ajuste em função da negociação em ex-dividendo. A partir desta sexta-feira, a energética está em ex-dividendo, data a partir da qual as ações são negociadas sem direito ao pagamento do dividendo anunciado pela empresa no final de novembro. O pagamento do dividendo, de 6,4 cêntimos por ação, acontece no dia 23 de dezembro.
No global, oito cotadas estão a negociar em terreno positivo e oito em terreno negativo.
Além da Semapa, nos ganhos destaque para a Teixeira Duarte que valoriza 0,91% e para a Altri que avança 0,69%.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.
Mais lidas