pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Crash" do SVB engole quase todos os ganhos do S&P 500 deste ano

O setor da banca e dos serviços financeiros foram os que mais penalizaram os três principais índices norte-americanos, fruto do contágio do colapso do grupo financeiro SVB, apenas dois dias depois do anúncio do fim das operações do Silvergate.

Bolsas EUA Nyse Wall Street operadores
Bolsas EUA Nyse Wall Street operadores EPA
10 de Março de 2023 às 21:21

Em três dias, o mercado norte-americano assistiu à liquidação de dois bancos californianos, o que pressionou particularmente os setores bancário e dos serviços financeiros.

Além disso, o dia serviu para digerir os mais recentes números do mercado do trabalho, numa altura em que os investidores procuram pistas sobre o futuro da política monetária da Reserva Federal (Fed) norte-americana.

O industrial Dow Jones derrapou 1,07% para 31.909,64 pontos, caindo para mínimos de meados de janeiro.

Por sua vez, o Standard & Poor's 500 (S&P 500) perdeu 1,45% para 3.861,59 pontos, como não era visto há cerca de dois meses. O S&P 500 quase apagou todos os ganhos alcançados este ano.

No acumulado da semana, o "benchmark" mundial tombou 4,67%, a maior perda semanal desde setembro do ano passado.

Já o Nasdaq Composite recuou para mínimos de 20 de janeiro, ao cair 1,76% para 11.138,89 pontos. 

As ações do setor da banca foram as que mais centraram as atenções, tendo os títulos do First Republic Bank chegado a afundar mais de 50%, antes das negociações das ações do banco terem sido temporariamente suspensas durante o dia. No final da sessão, os títulos da instituição aliviaram para uma queda de 15,39%.

Entre os maiores bancos, o Morgan Stanley caiu 2,35%, o Goldman Sachs desvalorizou 4,92% e o JP Morgan Chase perdeu 1,19%.

O setor da banca e dos serviços financeiros foram penalizados pelo colapso do grupo financeiro SVB, que levou as autoridades norte-americanas a encerrarem o banco Silicon Valley Bank.

Esta foi a segunda liquidação em dois dias, depois de na quarta-feira a Silvergate Capital – a empresa-mãe do banco "crypto-friendly" Silvergate Bank ter anunciado que também vai fechar portas.

Esta sexta-feira, o Tesouro dos EUA tentou acalmar os ânimos, ao afirmar que o fim do SVB não representa um risco sistémico para o sistema financeiro, desde que os depositantes sejam íntegros.  

Durante a sessão, os investidores estiveram também a digerir os mais recentes indicadores sobre o mercado de trabalho nos EUA, divulgados esta sexta-feira.

Foram criados 311 mil empregos em fevereiro, bem acima dos 210 mil esperados pelo mercado.

Já o desemprego aumentou de 3,4% para 3,6%, o que poderá levar a uma reavaliação por parte da Reserva Federal norte-americana da dimensão de subida das taxas de juro na reunião de março, uma decisão que, de acordo com o presidente da Fed, Jerome Powell, ainda não está tomada e deverá depender de dados económicos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio