Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Avaliação bancária renova novo máximo nos 1.251 euros

O valor a que os bancos avaliam as casas no âmbito do crédito à habitação continua a aumentar.

Os preços das casas voltaram a aumentar    no arranque deste ano, numa altura em que o Banco de Portugal alerta para uma “sobrevalorização” no setor.
Alexandre Azevedo
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 29 de Novembro de 2021 às 11:30
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

O valor mediano de avaliação bancária avançou, em outubro, para um novo máximo histórico. O preço a que os bancos avaliam as casas no âmbito dos créditos à habitação fixou-se nuns inéditos 1.251 euros por metro quadrado, mantendo o ritmo de subida dos últimos meses.

À semelhança do que aconteceu em setembro, o valor mediano a que os bancos avaliam as casas cresceu 15 euros, em termos mensais. Já em termos homólogos, registou um aumento de 10,6%, um ritmo de subida que supera os 9,6% registados em setembro, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os maiores aumentos face a setembro registaram-se na Região Autónoma da Madeira e no Norte (1,5%), tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado a única descida (-1,7%).

Segundo adianta o INE, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 10,6%, registando-se a variação mais intensa na Área Metropolitana de Lisboa (10,3%) e a menor na Região Autónoma dos Açores (2%).

Por tipologias, o valor de avaliação dos apartamentos foi de 1.385 euros/m2, o que representa um aumento de 11,8% relativamente a outubro de 2020. Já nas moradias, o valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 1.010 euros por metro quadrado em outubro, o que representa um acréscimo de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O número de contratos contemplados para o apuramento destes valores continua a crescer. Foram consideradas 28.009 avaliações, mais 13,7% que no mesmo período do ano anterior. Destas, 17.741 foram apartamentos e 10.268 moradias.

Ver comentários
Saber mais crédito à habitação avaliação bancária preços das casas
Outras Notícias