Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos financiaram 12,4 mil milhões para a compra de casa até outubro

Os bancos nacionais continuam a apostar no segmento de crédito à habitação para reforçarem as suas taxas de rentabilidade.

O Banco Central Europeu vê no mercado imobiliário um dos principais riscos atuais para o sistema financeiro da zona euro.
Sérgio Lemos
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 02 de Dezembro de 2021 às 12:45
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

O ritmo de financiamento de crédito para a compra de habitação continua a acelerar. Apenas nos 10 primeiros meses do ano, os bancos nacionais emprestaram 12,4 mil milhões de euros para a aquisição de casa.

As novas operações de crédito à habitação ascenderam a 1.263 milhões de euros, em outubro, adiantam os números divulgados pelo Banco de Portugal esta quinta-feira. Este valor é inferior aos 1.331 milhões de euros emprestados para esta finalidade em setembro. Ainda assim, trata-se do oitavo mês consecutivo em que as novas operações saem acima de 1.200 milhões de euros.

No acumulado dos 10 meses, a concessão de novo crédito para a aquisição de habitação perfaz um total de 12.420 milhões de euros, o que equivale a um novo máximo desde 2007, ano em que, no mesmo período, foram emprestados mais de 16 mil milhões de euros para a compra de casa.

Face a 2020, a concessão de crédito para a casa regista um aumento de cerca de 37%, com os bancos a continuarem a apostar neste segmento para aumentar as suas taxas de rentabilidade.

Já na finalidade de consumo, as novas operações de crédito atingiram os 412 milhões de euros, em outubro, enquanto o crédito para outros fins se fixou em 207 milhões de euros.

No total, os bancos concederam 1.882 milhões de euros de novos empréstimos para os clientes particulares.

Ver comentários
Saber mais crédito à habitação novas operações Banco de Portugal financiamento famílias
Outras Notícias