pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tecnológicas levam Europa a valorizar

As empresas de tecnologias levaram hoje as bolsas da Europa a encerrar a valorizar, lideradas pela Nokia, no dia em que o governo dos EUA divulgou uma leitura mais optimista do crescimento da maior economia mundial relativamente ao segundo trimestre deste

29 de Setembro de 2004 às 18:03

As empresas de tecnologias levaram hoje as bolsas da Europa a encerrar a valorizar, lideradas pela Nokia, no dia em que o governo dos EUA divulgou uma leitura mais optimista do crescimento da maior economia mundial relativamente ao segundo trimestre deste ano, de 2,8% para 3,3%. O Dow Jones Stoxx 50 avançou 0,17%, para 2.691,20 pontos.

A economia dos EUA expandiu a um ritmo anual de 3,3% entre Abril e Junho deste ano, de acordo com a segunda leitura do PIB relativa ao segundo trimestre deste ano, hoje divulgada pelo Departamento do Comércio daquele país. A anterior leitura era de 2,8%.

Os economistas consultados pela Bloomberg aguardavam que a segunda leitura do PIB no segundo trimestre apontasse para um crescimento de 3% no período em análise.

A Nokia, a maior fabricante mundial de telemóveis, avançou 1%, para 11,08 euros em Helsínquia, impulsionando o índice Hex-25.

A Siemens, maior empresa de engenharia da Alemanha e fabricante de telemóveis que no ano passado realizou 20% das suas vendas nos EUA, avançou 1,2%, para 59,75 euros. O DAX [dax] avançou 0,98%, para 3.920,36 pontos.

Em Londres, o FTSE-100 [ukx] ganhou 0,46%, para 4.588,10 pontos. As companhias mineiras beneficiaram hoje de um relatório ontem publicado, que avançou previsões muito optimistas para a procura mundial de alumínio a médio prazo. A BHB Billiton, maior grupo mineiro mundial, adicionou 1,4%, para 1,492 libras. A Corus, maior fabricante de aço e produtora de alumínio do Reino Unido, ganhou 1,5%, para 50,5 pence.

O índice francês CAC-40 [cac] avançou 0,41%, para 3.682,67 pontos. A Euro Disney avançou 6,3%, para 0,34 euros depois de ser conhecido que os credores apoiam um plano de financiamento no valor de 2,7 mil milhões de dólares, pondo fim a negociações que demoraram um ano.

Em Amesterdão, o AEX apreciou 0,32%, para 325,30 pontos. O maior banco dos Países Baixos por activos, o ABN Amro, ganhou 1%, para 18,35 euros. O banco anunciou estar a melhorar as medidas para prevenir eventuais situações de branqueamento de capitais, depois das entidades reguladoras dos EUA terem defendido que a unidade de Nova Iorque tinha controlos internos «insuficientes».

O índice espanhol IBEX-35 [ibex] valorizou 0,75%, para 8.048,00 pontos. A Inditex apreciou 0,7%, para 20,07 euros, enquanto a Cortefiel valorizou 1,1%, para 9,33 euros.

Publicidade
C•Studio