5 coisas que precisa de saber para começar o dia
A dívida portuguesa estará em destaque, depois de a DBRS ter melhorado o rating do país e de terem sido realizadas eleições no país, tendo o PS vencido sem maioria absoluta.
DBRS subiu "rating" de Portugal
A agência de notação financeira canadiana, DBRS, melhorou a nota de "rating" de Portugal para o nível mais elevado dos últimos oito anos. A agência justificou a decisão com a evolução da consolidação orçamental e a trajetória de descida do endividamento público. A melhoria da notação financeira deverá ser refletida na evolução das taxas de juro do país, que têm negociado próximo de mínimos.
PS vence sem maioria, num Parlamento com 10 partidos
O PS venceu as eleições legislativas, mas sem conseguir a maioria absoluta, o que obrigará António Costa a fazer acordos para governar. Os resultados eleitorais ditaram uma nova composição do Parlamento, com três novos partidos representados: Chega, Iniciativa Liberal e Livre. O PAN reforçou a sua posição, passando a ter quatro deputados, enquanto o CDS e a CDU perderam.
Jerome Powell discursa
Os investidores vão estar atentos às palavras do presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA, Jerome Powell. O responsável pela política monetária americana vai discursar e os investidores querem saber se haverá sinais sobre os próximos passos da política monetária. Isto numa altura em que a especulação sobre uma nova descida de juros já no final do mês está a aumentar.
Brexit continua a focar atenções
A saída do Reino Unido da União Europeia continua a marcar a agenda. Boris Johnson já garantiu que vai cumprir com a obrigação de não sair sem acordo, tal como foi decretado pelo Parlamento. Mas tem reiterado que o Brexit vai acontecer a 31 de outubro, numa altura em que o acordo com a União Europeia não parece estar perto de acontecer.
Eurostat publica índice de preços das casas
Esta segunda-feira será escassa em indicadores económicos. O Eurostat divulga o índice de preços das casas do segundo trimestre, sendo o único indicador relevante.
Mais lidas