Chuva de resultados em Lisboa e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia
A apresentação de resultados vai marcar o dia na Lisboa, com várias das maiores cotadas da praça portuguesa a anunciarem as contas de 2019.
Chuva de resultados após o fecho da sessão em Lisboa
Pesos pesados da bolsa portuguesa apresentam esta quinta-feira os resultados de 2019: BCP, EDP e EDP Renováveis, Jerónimo Martins e ainda a Novabase. Além dos resultados do ano passado, várias destas cotadas devem também anunciar os dividendos que pretendem pagar aos acionistas. Fora da bolsa também há resultados relevantes: a TAP vai anunciar as contas do ano passado logo pela manhã. Aqui pode ver o calendário completo e as estimativas dos analistas.
Conselho Europeu sobre orçamento
Os líderes da União Europeia realizam uma cimeira de emergência para negociarem o pacote orçamental dos próximos sete anos. O primeiro-ministro português tem liderado os países que estão contra as propostas mais recentes, a última delas apresentada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. António Costa anunciou esta terça-feira que não vai aceitar a proposta de orçamento da União Europeia, mas recusou avançar para um veto, defendendo antes uma "postura construtiva" de não-cedência aos "quatro países forretas" que "defendem o subfinanciamento".
CEO surpresa no UBS
Ralph Hamers, atualmente CEO do banco holandês ING, vai suceder a Sergio Ermotti na liderança do UBS. O gestor de 53 anos vai deixar o banco de retalho holandês a 30 de junho e assumir a liderança do UBS a 1 de novembro. A notícia foi anunciada na noite de quarta-feira e representa uma escolha surpresa para ocupar o cargo de CEO de um dos bancos mais reputados em todo o mundo, já que as últimas notícias apontavam para que o UBS estava a conduzir um processo para que o sucessor de Ermotti fosse um quadro do banco.
Novidades do BCE
O Banco Central Europeu publica esta manhã dois relatórios relevantes. A autoridade monetária revela as contas do ano passado e também as minutas da reunião de janeiro. Os investidores vão procurar pistas sobre a evolução da política da instituição liderada por Christine Lagarde.
Mercado espera novidades da China
A expectativa de que a China anuncie mais medidas para ajudar a economia a contrariar os efeitos negativos da propagação do coronavírus levou os mercados acionistas na Europa e nos Estados Unidos para novos máximos históricos. Para esta quinta-feira são aguardadas novidades concretas e o banco central vai anunciar decisões sobre taxas de juro.
Mais lidas