pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Greenvolt perde quase 38 milhões de euros na estreia no PSI-20

Ações da energética tombaram 5% na sessão. O sentimento generalizado na bolsa foi negativo, com os investidores europeus a serem castigados pelas crises nos mercados que se vivem tanto nos EUA como na China.

cerimónia simbólica de entrada da Greenvolt em bolsa
cerimónia simbólica de entrada da Greenvolt em bolsa Phil Boutefeu
20 de Setembro de 2021 às 16:44

Era o tão aguardado dia, mas não correu como esperado. A Greenvolt afundou quase 5%, no primeiro dia em que negociou no PSI-20. Foi o maior tombo diário desde que a empresa liderada por João Manso Neto começou a negociar em bolsa e retirou 37,6 milhões de euros à capitalização bolsista, que se situa após o fecho da sessão nos 719,7 milhões de euros.

A revisão trimestral do PSI-20 teve efeito esta segunda-feira, com a subida da Greenvolt ao principal índice da bolsa. A empresa de renováveis especializada em biomassa entrou em bolsa a 15 de julho (com cada ação a valer 4,65 euros, depois de uma venda na oferta pública inicial por 4,25 euros).

A cobertura de research que indicava potencial de crescimento e o próprio anúncio da entrada no PSI-20 (como os gestores sempre sinalizaram querer) acabaram por impulsionar o título. As ações chegaram mesmo a tocar o máximo histórico de 6,78 euros (tocados na quarta-feira passada).

No entanto, o desempenho foi contrário na estreia no PSI-20 e a cotada foi a que mais caiu -- 4,97% para 5,93 euros por ação -- numa bolsa pintada a vermelho. O índice de referência nacional caiu 1,62% para 5.213,55 pontos, com vários pesos-pesados a registarem perdas significativas.

cerimónia simbólica de entrada da Greenvolt em bolsa
Greenvolt perde quase 38 milhões de euros na estreia no PSI-20

O BCP perdeu 4,64% para 0,1234 euros, a EDP Renováveis recuou 1,93% para 21,38 euros e a EDP desvalorizou 1,8% para 4,49 euros. Da mesma forma, também Mota-Engil (-3,66%), Corticeira Amorim (-3,04%), CTT (-2,87%), Altri (-2,4%), Navigator (-1,86%), Semapa (-1,82%) ou Sonae (-1,68%) fecharam no vermelho.

A Galp Energia esteve ao longo da sessão no verde, mas nas últimas negociações inverteu e fechou com um deslize de 0,05% para 8,26 euros. Assim, as únicas cotadas que fecharam no verde foram a Nos (que ganhou 0,36% para 3,38 euros) e a REN (que subiu 0,2% para 2,51 euros).

Semana agitada assusta investidores europeus

Lisboa acompanhou a tendência negativa que se viveu pelas principais praças europeias. O Stoxx 600 perdeu 1,6%, enquanto o espanhol IBEX recuou 0,96% e o francês CAC 40 perdeu 1,74%. O alemão DAX -- que passou esta segunda-feira de 30 para 40 componentes (com a Hellofresh, a Airbus ou a Zalando entre as principais entradas) -- tombou 2,16%.

"Os mercados na Europa caíram significativamente esta segunda-feira, com a postura de negociação "risk-off" a prevalecer antes de mais uma semana agitada na frente macro", explica Pierre Veyret, analista técnico da ActivTrades, num comentário divulgado esta segunda-feira.

Os investidores estão a tentar digerir as crises da dívida nas duas maiores economias do mundo (Evergrande na China e teto da dívida dos EUA) em combinação com as incertezas sobre a decisão da Reserva Federal norte-americana quanto à retirada dos estímulos.

"Esta situação é, também, sublinhada pelo fortalecimento do dólar americano e pelo aumento dos rendimentos da dívida a 10 anos, sugerindo uma retoma do "medo" das negociações esta semana", diz Veyret, lembrando que os bancos centrais dos EUA, Japão, Inglaterra e China se reúnem esta semana.

(Notícia atualizada às 17:00)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio