Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Dados económicos, petróleo e Powell marcam próximos dias

Esta semana será marcada pela divulgação de vários dados económicos na Europa e nos Estados Unidos. As atenções estarão também viradas para a reunião da OPEP+, que vai decidir a nova fase de produção.

Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 29 de Novembro de 2020 às 19:00
Segunda-feira INE lança dados finais do PIB no 3.º trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados finais da evolução do PIB no terceiro trimestre. Na última estimativa rápida, o INE deu conta de uma subida de 13,3% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 5,7% face a igual período de 2019, valores que representaram melhorias em relação à primeira estimativa.

Segunda-feira Emprego, inflação e turismo em análise

Ainda na segunda-feira, o INE vai divulgar vários outros dados que permitirão analisar a evolução da economia. Será publicada a estimativa rápida da inflação em novembro, os números do emprego e desemprego em outubro e a estimativa rápida relativa à atividade turística em outubro.

Terça-feira OPEP+ reúne-se para decidir produção

Os membros do grupo alargado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) reúnem-se para decidir a próxima fase da produção da matéria-prima. A reunião começa na segunda-feira e termina na terça-feira. Numa altura em que os analistas consideram que a procura não é suficiente para suportar a oferta, os mercados esperam que seja anunciado o prolongamento dos cortes de produção.

Terça-feira Eurostat divulga inflação

Depois dos institutos nacionais de estatísticas, será a vez de o Eurostat publicar os dados da inflação na Zona Euro, relativos a novembro. Os preços do conjunto da região registaram uma quebra homóloga de 0,3% em outubro.

Terça-feira Powell fala perante o Senado

O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, vai falar perante o Senado norte-americano, onde fará um balanço das medidas que têm sido implementadas pela Fed para responder à crise gerada pela pandemia. Poderão ser anunciadas, ou sinalizadas, novas medidas de apoio à economia.

Quarta-feira Como evolui o desemprego na Europa

O Eurostat divulga os dados do desemprego em outubro. Em setembro, a taxa de desemprego fixou-se em 8,3% na Zona Euro, enquanto, no conjunto da União Europeia, a taxa foi de 7,5%.

Quarta-feira BdP publica novos dados do crédito

O Banco de Portugal publica os números mais recentes da concessão de crédito, relativos a outubro. Em setembro, a banca concedeu mais de 1.500 milhões de euros em novo crédito a particulares, dos quais 970 milhões destinados à habitação. Já às empresas foi concedido um total próximo de 2,4 mil milhões de euros.

Quinta-feira Eurostat divulga evolução do comércio

O Eurostat divulga a evolução das vendas no comércio a retalho na Europa, durante o mês de outubro, um indicador que será importante para medir o impulso da recuperação económica na região. Em setembro, as vendas a retalho na Zona Euro caíram 2%.

Sexta-feira EUA publicam dados do desemprego

As autoridades norte-americanas publicam os dados do mercado laboral em novembro. Será divulgada a taxa de desemprego, que foi de 6,9% em outubro, e a evolução dos salários, que ficaram praticamente estaganados. Os analistas esperam que o desemprego tenha caído ligeiramente em novembro, para 6,8%.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia ine eurostat jerome powell opep+ petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio