pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Amortização de crédito, PPR e certificados de aforro. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas

O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.

Negócios 06 de Janeiro de 2024 às 15:00
  • Partilhar artigo
  • ...
04.01.2024

Amortização de crédito

| Jorge Sousa

 

Em termos de fiscalidade quais são as consequências (para mim e para a outra parte) na contribuição de uns milhares de euros para que os meus filhos possam abater à dívida no crédito à habitação?

 

Não há consequências fiscais para este tipo de contribuição.

04.01.2024

PPR

| Anónimo

 

Estou a considerar subscrever um PPR. É indiferente a altura em que o faço ou devo considerar o calendário na decisão de quando avançar?

 

O benefício fiscal é concedido no ano em que se faz a subscrição ou o reforço. Se subscreveu um PPR ainda em 2023, terá o benefício fiscal correspondente a esse ano, e usufrui da dedução fiscal agora, com impacto na declaração de IRS que entregar em 2024. Se optar por subscrever em 2024 só sentirá o efeito fiscal quando entregar a declaração de IRS em 2025.

Anónimo

Como sei se o PPR vale a pena para ter benefício no IRS? No ano passado tive de pagar IRS e este ano não queria que isso acontecesse.

Como sei se o PPR vale a pena para ter benefício no IRS? No ano passado tive de pagar IRS e este ano não queria que isso acontecesse.

Os benefícios fiscais relacionados com os PPR têm tetos máximos, sendo que, no limite, consegue-se deduzir 20% dos montantes investidos. Estas deduções vão dos 300 euros (para pessoas com mais de 50 anos) aos 400 euros (para pessoas até aos 35 anos). Ou seja, a dedução fiscal tem patamares relacionados com o montante investido e com a idade do subscritor.

Para ficar com uma ideia, para conseguir a dedução máxima de 400 euros, uma pessoa com até 35 anos, terá de investir 2.000 euros num PPR. 

Assim, dependendo da sua idade, conseguia deduzir 400 euros por via do PPR. Contudo, é preciso salientar que cada contribuinte tem um limite de deduções à coleta, que oscilam entre um mínimo de 1.000 euros e um máximo de 2.500 euros.

Dito isto, dependendo do que foram os seus rendimentos e os impostos que pagou ao longo do ano, a subscrição de um PPR pode ajudar a diminuir o imposto a pagar. Contudo, se já tiver esgotado os limites de deduções a subscrição de um PPR não terá impacto.

04.01.2024

Certificados de aforro

| Anónimo

A aquisição de certificados de aforro abate ao IRS de forma semelhante à subscrição de PPR?

Não. O benefício fiscal à entrada (dedução fiscal) só é aplicado à subscrição ou reforço de um PPR. Os certificados de aforro não estão abrangidos pela medida.

As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.

A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.

Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio