Impostos, PPR ou certificados. Os cálculos para poupar mais
A utilização de simuladores permite antecipar despesas, retornos ou ganhos. Em Portugal, os reguladores dos vários setores disponibilizam ferramentas dando opções aos consumidores, apoiando decisões de aforristas ou de clientes de energia. Ou até, de um investimento a longo prazo, como é a compra de uma casa.
- Partilhar artigo
- ...
Opções de poupança para a reforma
O simulador é recente mas permite comparar todos os Planos de Poupança Reforma (PPR), quer estejam ou não ainda em comercialização. Esta ferramenta disponibilizada na página oficial da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) tem informação sobre as comissões (subscrição, transferência e reembolso), a rendibilidade e o nível de risco dos PPR. Numa simulação, o utilizador pode limitar o leque de opções a, por exemplo, produtos de capital garantido ou ao nível de risco “4”. Nos produtos não ligados a fundos de investimento, em que há garantia de capital mas não de rendibilidade, há 32 PPR em comercialização. Nos fundos de pensões, as opções elevam-se a 62 e descem para 34 no caso de PPR de seguros ligados a fundos de investimento. Quanto às rendibilidades, neste momento, variam entre os 2,5% (com garantia de capital) e os 17,99%, no primeiro ano, num produto de risco “4” sem garantia de capital.
Quanto rendem os depósitos
O Banco de Portugal disponibiliza uma ferramenta que permite aos clientes bancários calcular o rendimento dos depósitos a prazo. O simulador permite calcular o valor dos juros recebidos e a taxa efetiva dessa aplicação, permitindo a comparação de diferentes taxas e prazos distintos. Para isso, o interessado deverá preencher os campos do simulador disponíveis no Portal do Cliente Bancário, nomeadamente o valor do montante disponível e o período de tempo previsto. Por exemplo, um depósito de mil euros por três meses com uma taxa anual bruta de 4,70% garante um rendimento de 8,46 euros.
Aliviar a conta da luz e do gás
A facilidade com que se pode trocar de comercializador de energia aconselha a estar atento aos preços praticados. Os simuladores da Entidade Reguladora dos Serviços são um bom termómetro das tarifas praticadas e de qual o comercializador mais barato. O preenchimento dos dados deverá ser feito com a fatura do serviço que se pretende avaliar, embora quer o simulador do gás natural quer o da eletricidade apresentem cálculos a partir de consumos tipificados, como o de um casal ou um casal com dependentes. Os consumidores podem também avaliar os custos caso contratem o mesmo comercializador para fornecer o gás natural e a eletricidade. Mas é preciso ter atenção aos critérios selecionados: há que verificar os custos caso haja a promoção de fornecimentos com serviços associados, e avaliar se compensa. Por outro lado, o simulador da eletricidade inclui as tarifas indexadas, cujos preços variam todos os dias.
As variáveis que podem descer a prestação
Avaliar o impacto de mexidas em algumas variáveis no valor de uma prestação mensal pode ser fundamental para tomar decisões no que diz respeito a um crédito à habitação. O simulador no Portal do Cliente do Banco de Portugal permite calcular as prestações, seja de um empréstimo novo seja de um já existente, alterando algumas variáveis, como o montante do capital em dívida, período do empréstimo ou na taxa de juro. Num empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, com uma taxa de juro anual nominal de 3,5%, a prestação mensal é de 673,57. Se aumentar o prazo para 35 anos, a prestação desce para 619,94 euros.
Os ganhos dos aforristas da dívida
A valorização de um dos produtos mais populares dos últimos anos das famílias, os certificados de aforro, pode ser avaliada a partir do simulador da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). O aforrista pode contabilizar quanto ganhou em juros com os seus títulos, independentemente da série. Assim, por exemplo, 10 mil unidades em certificados de aforro da série B, adquiridas a 1 de janeiro de 2008, registaram uma valorização superior a 10 mil euros (10.041,2 euros). Já o mesmo montante usado para adquirir estes títulos de dívida pública em 2017 (série D) gerou uma poupança de 1.288,1 euros. O mesmo tipo de avaliação pode ser feita para os certificados do Tesouro (Poupança Valor e Poupança Crescimento). Uma subscrição de 10 mil unidades dos certificados do Tesouro Poupança Crescimento em outubro de 2017 registou um total de rendimentos de 978,48 euros. O simulador detalha os ganhos por ano.
Custos alteram retornos dos investimentos
Os custos reduzem o retorno dos investimentos em ações. É por isso que o simulador da CMVM pode ser importante no momento de decidir operações, ao comparar os valores cobrados pelos intermediários. A simulação para uma carteira de 25 mil euros, com quatro títulos da Euronext Lisbon, com rendimentos anual de dividendos em torno de 700 euros, sem transações, permite concluir que os custos de corretagem num dos maiores bancos se fixam em 64,94 euros anuais. São também disponibilizadas tabelas comparativas, com informação sobre taxas, valores mínimos e máximos cobrados, bem como precário das instituições.
Televisão e comunicações numa fatura
Analisar e comparar tarifários de serviços de televisão, internet e telefones, móveis e fixos pode tornar-se numa tarefa desgastante e, por vezes, até inconclusiva. Não é de estranhar, por isso, que haja prestadores que se substituem aos consumidores e apresentam as melhoras ofertas. Outra opção é usar o COM.escolha, uma ferramenta disponibilizada pela Autoridade Nacional das Comunicações que permite comparar ofertas a partir de critérios como a operadora ou até o preço que se está disposto a gastar por mês em determinado serviço. Por exemplo, há cinco soluções para internet móvel até 10 euros. Segundo a Anacom, quanto mais critérios de pesquisa forem usados, mais precisos serão os resultados. O simulador permite consultar os tarifários para serviços de televisão, internet fixa e móvel e telefone fixo e móvel, quer sejam prestados de forma autónoma ou em pacote. Por outro lado, o consumidor pode simular o seu consumo e avaliar as opções.
Pagar menos impostos
A Deco Proteste exige justiça na aplicação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - que não atualiza, por exemplo, a idade do imóvel - facilitando aos consumidores um simulador. A utilização do paguemenosimi é gratuita, mas carece de registo, o que permite contabilizar os valores pagos a mais. A simulação deverá ser feita com a informação da caderneta predial para que o cálculo do IMI seja o real. Se concluir que está a pagar um valor superior, o consumidor pode pedir a revisão às Finanças, devendo o pedido dar entrada nos serviços até 31 de dezembro para que possa ter efeitos no IMI a pagar no ano seguinte.
Apoios sociais à medida de quem precisa
O simulador de prestações é uma das mais recentes novidades da Segurança Social, que permite a qualquer cidadão saber quais os apoios com que poderá contar. A informação pode ser obtida sem qualquer registo, bastando responder às questões colocadas, nomeadamente sobre o valor do rendimento mensal, a composição do agregado familiar e o património imobiliário. Para obter uma informação mais precisa, este instrumento deverá ser usado a partir da área pessoal do beneficiário. Identificados os apoios a que tem direito, entre mais de quatro dezenas já disponíveis, o beneficiário fica a saber quais as condições de acesso e onde pedir. Paralelamente, continuam disponíveis os simuladores especializados, como o da pensão antecipada e do subsídio de doença. Neste caso, as simulações são feitas a partir dos descontos reais do beneficiário pelo que terá de aceder à ferramenta a partir da sua área pessoal na Segurança Social online.
Mais lidas