pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Petróleo cai para mínimos de três meses com aumento da produção do Irão

O Brent negoceia pouco acima dos 44 dólares por barril - o valor mais baixo desde Agosto - na terceira sessão consecutiva de quedas. Os preços estão a ser penalizados pelo maior aumento da produção do Irão desde Janeiro.

petróleo
petróleo Bloomberg
14 de Novembro de 2016 às 12:42

Os preços do petróleo estão a cair esta segunda-feira, 14 de Novembro, pela terceira sessão consecutiva, penalizados pelo aumento da produção do Irão e pelos dados que mostram que o número de plataformas petrolíferas operadas nos Estados Unidos é o maior desde Fevereiro.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 1,5% para 42,76 dólares, o valor mais baixo desde 20 de Setembro. Já o Brent, transaccionado em Londres, desce 1,16% para 44,23 dólares, depois de já ter tocado em mínimos de 11 de Agosto, nos 44,14 dólares.

Segundo o Ministério do Petróleo do Irão, o país aumentou a produção em três campos para 250 mil barris por dia, um valor que compara com os 65 mil barris diários que produziam em 2013.

O Irão já comunicou à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que, no mês passado, aumentou a sua produção total em 210 mil barris por dia para 3,92 milhões – o maior acréscimo desde que as sanções foram levantadas, em Janeiro.

O petróleo tem vindo a perder terreno nas últimas semanas devido ao cepticismo sobre a capacidade da OPEP de implementar um acordo na sua próxima reunião, em Viena, a 30 de Novembro.  

O cartel precisa de chegar a um entendimento sobre a forma como serão divididos os cortes da produção, que deverá ter um tecto máximo entre 32,5 e 33 milhões de barris por dia.

Segundo antecipou a Agência internacional de Energia, no passado dia 10 de Novembro, a menos que o grupo promova cortes significativos, os preços podem recuar ainda mais num cenário de crescimento da oferta global.

 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio