BPI prepara emissão de 500 milhões de dívida
A maturidade das obrigações será de cinco anos e meio. Seis bancos foram mandatados para realizar a operação.
O banco BPI mandatou seis instituições financeiras para a emissão de 500 milhões de euros de dívida. A emissão que está a ser preparada diz respeito a "covered bonds", isto é, obrigações que estão garantidas por um conjunto de ativos.
Segundo uma fonte próxima ao processo de emissão de dívida, citado pela agência de notícias financeiras Bloomberg, o CaixaBank, o Crédit Agricole CIB, o HSBC, o IMI-Intesa Sanpaolo, o LBBW e o Natixis foram as entidades mandatadas pelo BPI para posicionar a emissão de dívida junto dos investidores.
Ainda de acordo com a informação apurada, as obrigações terão uma maturidade de cinco anos e meio, e a emissão nunca será superior a 500 milhões de euros, mesmo que a procura seja superior.
Já quanto à garantia colateral, a Bloomberg faz referência a hipotecas residenciais de elevado valor, o que dá maior segurança e diminui o risco para os investidores que procurarem participar nesta ronda obrigacionista.
Em 2024, o banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa fez várias emissões obrigacionistas: 500 milhões de euros em fevereiro, 700 milhões em março e 550 milhões em dezembro.
Mais lidas