Filogestão da atualidade…
Além destas distinções institucionais a pessoa que esta à frente desta marca recebe pela revista World Finance o título de "Banqueiro Europeu do Ano em 2013". Além destas distinções internacionais, a mesma instituição tem outra marca em que um estudo realizado em 2013 pela Associação Portuguesa para a Qualidade, pelo Instituto Português da Qualidade e ainda pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa distingue de forma absoluta como líder na satisfação dos seus clientes a nível global bem como nas várias dimensões estudadas, tais como "qualidade global dos produtos e serviços; atendimento, preocupação e capacidade de aconselhamento; rapidez na resposta a pedidos; qualidade das agências e dos canais não presenciais; inovação; comunicação e ainda a relação qualidade/preço".
PUB
Ainda no mesmo ano de 2013 uma marca colossal de telemóveis finlandesa acumulou o seu décimo terceiro ano consecutivo como marca de confiança, esta distinção foi atribuída pelas Seleções Reader's Digest.
PUB
Em 2014, a realidade ditou que o grupo financeiro português seja extinto e que a marca de telemóveis que durante anos fez furor seja descontinuada.
Após estes factos lembro-me da alegoria da caverna de Platão em que dois prisioneiros se encontravam num fundo de uma caverna e que apenas viam sombras através da luz refletida na entrada da mesma. As sombras eram a realidade para aqueles homens. Um dia, um dos homens soltou-se e após um grande encadeamento, conseguiu ver a realidade fora da gruta e ficou surpreendido. Isto afinal é que é a realidade!
PUB
Neste contexto, e para o Professor Urbano Sidoncha, "a experiência sensível, por ser 'enganadora', foi, pois, sendo paulatina e eficazmente negligenciada. Bastaria evocar a célebre alegoria da caverna de Platão, que expõe à sociedade como a sensibilidade sucessivamente nos engana, limitando-se a projetar umas sombras titubeantes e indeterminadas da realidade verdadeira, mas inteiramente desconhecida pelos sentidos."
PUB
Sendo a boa informação um diamante para as boas decisões de gestão, seria importante refletirmos o quanto a realidade aparente nos engana no nosso dia a dia dos negócios…
Gestor e Professor Universitário
PUB
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda