pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
João Quadros - Argumentista
11 de Dezembro de 2015 às 09:25

Marcelo Está Ganho de Sousa

Na SIC, começaram as entrevistas aos candidatos à Presidência da República e ao Professor Marcelo. Importa distinguir porque uns são candidatos, o outro já ganhou.

Provavelmente, desde aquele jogo do Benfica de Jorge Jesus na Madeira - onde houve festejo de campeonato, que seria ganho pelo Porto - que não via tanta confiança no sucesso de um projecto. Para Marcelo, está ganho.

Na entrevista à SIC, Marcelo Rebelo de Sousa não hesitou: "A minha leitura das sondagens é que se não ganhar à primeira ganho à segunda. Só não sei é se a vitória na primeira volta é folgada o suficiente para não ter que ir à segunda". Pumba! Nem hesita. Marcelo estava à espera de vencer a figura do ano da Time, pelo menos na segunda volta. No final da entrevista, quando a Clara de Sousa se despediu e anunciou: "Na próxima entrevista teremos Sampaio da Nóvoa", só faltou Marcelo dizer: "para quê?!"

A verdade é que Marcelo está nas suas sete quintas. Depois de anos de homilia na TV, só perderia se o Fernando Mendes largasse tudo para salvar Portugal. Todos o conhecem. Quando é entrevistado pela Judite, as pessoas perguntam: quem é aquela senhora que está a entrevistar o Professor Marcelo? Marcelo é um símbolo televisivo como o TV Rural ou as conversas do seu padrinho. Em termos de popularidade televisiva, Marcelo leva uma vantagem larga em relação a todos os outros candidatos. Neste particular, o que está mais próximo de Marcelo é Maria de Belém, mas apenas na versão boneco do Contra-Informação: Maria de Ninguém.

Como se não bastasse a vantagem televisiva, Marcelo está sozinho na ala direita das candidaturas. O mais próximo de Marcelo é, novamente, Maria de Belém, mas sem ser na versão do Contra-Informação. Nesse aspecto, Maria de Belém pode sacar votos à direita, se a direita perceber que a ex-ministra socialista é o lado feminino de Cavaco Silva. Recordo que Aníbal tem um lado feminino muito reduzido.

Durante toda a entrevista, Marcelo puxou para a esquerda, como quem diz: nem vou perder tempo com vocês, gente de direita, porque se Aníbal teve o vosso voto duas vezes, só faltava não me darem um. A direita, nestas eleições, é vítima do seu clássico TINA - there is no alternative. Marcelo e Tina são imbatíveis à direita.

O cenário "vencedor antecipado" está escarrapachado na pose de Marcelo e na atitude, em relação ao candidato, por parte da comunicação social. Recentemente, numa entrevista a Costa, já PM, a jornalista perguntou se já tinha falado com Marcelo, como quem pergunta: já falou com o próximo PR? Não perguntou se Costa já tinha falado com o candidato a PR do PCP, depois de ter sido acusado de tantos pecados.

Para mim, o único problema das entrevistas com o candidato à Presidência Marcelo Rebelo de Sousa é que estamos sempre à espera que, no fim, ele nos recomende livros. Também temos de reconhecer que qualquer coisa é melhor que aconselhar-nos a ir ler os Roteiros.

Já lá vai o tempo em que Marcelo estava disposto a atirar-se a um rio de fezes para vencer eleições. Agora não está para sujar os sapatos. Já foi à festa do Avante e à festa da TVI e está feita a campanha.

TOP 5

Está no papo

1 "Marques Mendes afirma que o Benfica fez um grande negócio com a venda dos direitos" - Já fez maiores gordas. Marques Mendes agora parece aqueles indivíduos que entram em concursos a fazer solos de guitarra mas sem guitarra.

2 "Pacheco Pereira desafiado a sair do PSD pelo próprio pé" - O mais curioso é que ninguém quis o Relvas e o Marco António Costa fora do PSD. Sai Pacheco, que envergonhas o partido. Fica Duarte Lima que toca cravo.

3 "CIP vai propor salário mínimo inferior a 530 euros" - E duas pastilhas gorila.

4 "Merkel supera líder do Estado Islâmico como 'personalidade do ano' - Estiveram taco a taco. Ela venceu por causa do massacre na Grécia. Pelo menos mostra que há uma linha de pensamento, os candidatos eram: o Daesh, a Merkel e o vírus do ébola.

5 "Ronaldo bate recorde da liga dos campeões e marca mais 4 golos num jogo" - Estes quatro golos ainda não compensam a "música" de Natal do CR. Cada pessoa com o seu dom. Por alguma coisa o Jorge Palma não grava livres direitos.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio