O hábito n.º 1
Qual o hábito mais importante para se ser profissional e socialmente eficaz? Ser afectuoso. É o que sugerem investigações várias sobre desempenho, motivação e liderança.
O afecto, a amabilidade, a empatia, facilitam o dia-a-dia. Há mesmo estudos que indicam maior longevidade, e ordenados mais altos… para os profissionais mais afectuosos. Ser uma pessoa amável, cumprimentar com apertos de mãos ou beijinhos, nas conversas dar pequenos toques no braço, aqui e ali um abraço e umas palmadinhas nas costas é socialmente eficaz, diz David Linden na obra "Touch". Claro que a forma como de facto as coisas funcionam depende das ocasiões; é importante a naturalidade. Mas em geral, o toque aproxima. As mãos tocam-se, as pessoas ligam-se. O toque junta as pessoas, física e psicologicamente.
Os sorrisos também são importantes. O sorriso é eficaz a mostrar simpatia e a desmontar estereótipos menos agradáveis. Quando se é simpático tendemos a ser vistos como alguém com quem é agradável estar e em quem se pode confiar; e numa discussão, como alguém com quem é mais fácil concordar.
O ser amável implica muitas vezes ajudar os outros, ter a iniciativa e não pagar na mesma moeda. A investigação tem sugerido que quem mais ajuda mais tende a ser quem vai mais longe social e profissionalmente. Por outro lado, ser amável, positivo, geralmente desencadeia uma gratificação imediata, sentindo-nos bem.
Ser amável, simpático, é por isso um bom hábito. Ética e moralmente bom, e social e profissionalmente eficaz. Ninguém é perfeito e há dias e dias. Mas lembramo-nos deste hábito, e de o por em prática. Não só ajuda a ter sucesso profissional como aumenta o bem-estar imediato.
Mais lidas