Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Redefinir o sucesso

25.08.2022

Por um lado, muita gente não está de facto a viver esta crise global como a crise grave, que por todo o lado se anuncia. Por outro lado, não pode deixar de constatar-se a emergência e um novo quadro cultural e geracional que, entre outros aspectos, redefinirá radicalmente a noção de sucesso profissional e social.

O que muda o mundo

27.07.2022

Acreditar em teorias da conspiração, fake news e histórias infundadas, para muitos, é ser especial, é ser diferente. É uma porta de saída para a complexidade e ambiguidade do mundo. Por outro lado, quanto mais estudos e melhor formação escolar uma pessoa tiver, menos acreditará naquelas histórias.

O contrário da incerteza

29.06.2022

Uma das reacções usuais à incerteza é a paralisia – não agir, por medo ou excesso de análise, ou ambos. Três aspectos, importantes no dia-a-dia profissional, são essenciais numa resposta eficaz: a urgência, a decisão e a liderança. Trata-se de três perspectivas sobre um mesmo fenómeno: o agir que faz a diferença.

Psique digital

20.05.2022

No online, a comunicação é um caudal de imagens e de sons em actualização permanente. Para ficar na mesma, onde estou e quem sou, é preciso clicar, actualizar, reagir, ver de novo. No entanto, e paradoxalmente, neste ambiente imagético, o texto, breve e sintético, tornou-se uma vantagem.

Transformação digital social

12.05.2022

Uma das maiores mudanças da transformação digital em curso é a forma como as gerações mais novas estão atentas e actuam no dia-a-dia. Em geral, quanto mais novo, mais internet e mais emocionalidade. Em geral, também quantos mais estudos e rendimento uma pessoa tiver, mais usará a Internet.

A química do esforço

06.05.2022

A comunicação grupal, quer presencial quer digital, parece sincronizar de alguma forma os cérebros e as emoções das pessoas envolvidas. Em causa parecem estar não apenas mecanismos linguísticos e culturais, mas também mecanismos biológicos.

Conversa decisiva

29.04.2022

Mesmo quando o que fazemos bem ou mal confirma o que acreditamos, podemos estar errados. Pode dar-se o caso de ter sido o que acreditávamos conseguir que levou a que quiséssemos e fizéssemos o que de facto conseguimos.

Um homem entre dois mundos

22.04.2022

A guerra na Ucrânia corre em dois mundos paralelos, diferentes, mas ligados. Por um lado, no terreno, onde se sofre e morre, um mundo impossível de captar por quem lá não viva. Por outro lado, nos media de todo o mundo, nas ajudas, nos apoios e na solidariedade. A ligação entre estes dois mundos tem sido Zelensky.

Nem sempre os mais fortes

08.04.2022

Nem sempre ganham os melhores, nem os mas fortes, nem mesmo os mais inteligentes. Há quatro mil anos, Golias era um guerreiro, gigante, mas perdeu contra David, um pequeno pastor.

Os laços decisivos

31.03.2022

A melhor estratégia para ser um profissional de topo é trabalhar com profissionais de topo. A melhor maneira de ser feliz é viver com pessoas felizes ou, mostra a investigação, andar perto de pessoas felizes.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio