Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Desistir de nunca desistir

29.11.2023

Não desistir, ser teimoso, insistir em fazer a mesma coisa vezes sem conta, não é um bom caminho para o êxito. A determinação que faz diferença é focada nos resultados e não em repetir o que fizemos. Daí que em cada insistência deva estar uma melhoria, por pequena que seja, por pequena que nos possa parecer.

Efeitos e contrafeitos da IA

25.10.2023

Além de alterações na estrutura profissional, na estratégia das empresas, na economia e cultura, a IA vai ter efeitos na experiência humana, individual e colectiva, na percepção e na atenção, no raciocínio e nos comportamentos.

Os impactos organizacionais da IA

28.09.2023

Para uma primeira absorção das capacidades da IA, duas estratégias organizacionais imediatas podem ser seguidas: promover uma cultura generalizada de experimentação e adopção de aplicações de IA; e iniciar projectos piloto de implementação de soluções de IA disponíveis no mercado.

O mais importante

31.08.2023

A mentalidade não é uma questão de motivação, mas de cultura, educação e personalidade. Não se trata de uma maneira de falar, de um assunto do momento ou de um conjunto de frases feitas. Nem sequer se trata de entusiasmo. Trata-se de ter a certeza sobre o que vou fazer.

IA, escalas e mudanças

27.07.2023

O passado diz-nos que o impacto organizacional da evolução da inteligência artificial na sociedade será quádruplo: organizações que desaparecem; organizações que se adaptam e sobrevivem; organizações que se transformam e lideram; novas organizações, em novas actividades, que marcarão o futuro.

IA e redesenho organizacional

29.06.2023

O impacto da inteligência artificial gera diversos tipos de mudanças organizacionais. O redesenho dos processos de trabalho é inevitável, mas possivelmente mais importante é a reconfigurações de cadeias de valor. Outra alteração relevante na competição será o surgir de novas organizações, actividades e profissões.

Estratégia e inteligência artificial

25.05.2023

A inteligência artificial é crítica para a generalidade das organizações porque afecta, e afectará crescentemente, as suas estratégias. A questão-chave é saber como se dá e dará essa influência, bem como saber o que fazer e quando.

Trabalhar com inteligência artificial

27.04.2023

Em actividades específicas, sujeitas a codificação crescente, a inteligência artificial tenderá a dominar, apesar de a ponderação final e a decisão deverem continuar a depender do elemento humano concreto.

A primeira razão

29.03.2023

A realidade que muda à nossa volta não é a primeira razão para um bom profissional, querendo manter a qualidade do seu desempenho, precisar de melhorar continuamente. Por outro lado, a ciência e a história têm também mostrado que, faça-se o que se fizer, é sempre possível fazer um pouco melhor.

A grande separação

06.03.2023

No cerne do que ao que tudo indica vai ser a próxima vaga de mudança e desenvolvimento global está uma separação clara, e nunca vista na história da humanidade, entre os caminhos da inteligência e da consciência.

Uma vaga anunciada

25.01.2023

Uma vaga gigantesca de inovação e mudança social está em marcha. Não se trata apenas de mais um desenvolvimento tecnológico ou de um produto inovador. A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia genérica, a entrar numa fase crítica, com potencial para transformar a vida em sociedade.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio