"The Power of the 2x2 Matrix"
Porventura um pouco extenso nas duas primeiras partes. Pode ser importante para os interessados em métodos de tomada de decisão em ambientes de optimização difícil. Parece-me obrigatório para todos os que se dedicam ao ensino de estratégia ou que estejam ligados ao coaching, seja empresarial, seja individual.
As matrizes 2x2 são uma ferramenta dialéctica utilizada para várias finalidades. Se é verdade que se trata de uma abordagem que normalmente aparece ligada aos temas da Gestão (as matrizes 2x2, ou "janelas", são presença assídua nos programas de MBA e disciplinas de estratégia), a sua aplicação estende-se virtualmente a todos os domínios. Isto porque mais do que uma ferramenta, a utilização das matrizes tem implícita uma forma de pensar sobre os problemas e contextos.
Algumas destas matrizes são já muito conhecidas, testadas e utilizadas, nomeadamente as matrizes BCG, Ansoff, Porter e Swot. O pensamento 2x2 reconhece o poder de criar tensões criativas e explorar forças concorrentes de forma a construir intencionalmente dilemas que nos possam desafiar e obrigar a raciocínios lógicos a um nível superior. Ou seja, ter um comportamento 2x2 implica ver sempre "o outro lado da questão" antes de chegar a uma conclusão, através de um processo racional. E essa é uma das principais contribuições "laterais" deste livro: a chamada de atenção para a importância da utilização de processos dialécticos. É muito frequente que no ambiente empresarial e mesmo na esfera pessoal se tomem decisões com base na mera argumentação em debate, conferindo à retórica e ao situacionismo um papel preponderante. Urge insistir na resolução de discordâncias entre opiniões ou forças com base em discussões racionais, na busca da verdade.
O título de "The Power of the 2x2 Matrix" fala por si, numa obra que tenta mostrar as vantagens desta abordagem. Escrito em 2004, permanece perfeitamente actual. O livro é composto por três partes. Na primeira, fala-se de como o pensamento 2x2 pode ser construído e porque é eficaz. A segunda parte oferece ao leitor orientação sobre como utilizar o método de forma estruturada e prática. Como os próprios autores reconhecem, a "jóia da coroa" está guardada para a terceira parte. Os autores reuniram 55 exemplos de matrizes 2x2 de entre cerca de três centenas pesquisadas. Cada um destes modelos é apresentado e explicado, surgindo alguns dos modelos mais famosos já referidos. As matrizes apresentadas dividem-se em três partes: Ferramentas Estratégicas, Organizacionais e Individuais.
Este é um livro interessante, porventura um pouco extenso nas duas primeiras partes. Pode ser importante para os
interessados em métodos de tomada de decisão em ambientes de optimização difícil. Parece-me obrigatório para todos os que se dedicam ao ensino de estratégia ou que estejam ligados ao coaching, seja empresarial, seja individual.
Autor: Alex Lowy e Phil Hood
Data: 2004 - John Wiley & Sons
Frase: "2x2 Thinking"
Palavras-Chave: "2x2 Thinking"; "Framework"; "Tension"; "Dialectic"; "Balancing";
Apreciação: ****
*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
Mais lidas