Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva O milagre de Centeno 23.06.2020 Francisco Mendes da Silva
Mário Centeno saiu do Governo num andor, santificado pelo PS como o autor do milagre com que os socialistas ressuscitaram as finanças da pátria. Acontece que, se Centeno é responsável por alguma coisa, é por demonstrar que, nestas coisas, não há milagres.
Francisco Mendes da Silva E para a Hungria não vai nada, nada, nada? 02.06.2020 Francisco Mendes da Silva 82
Qualquer dúvida sobre se a Hungria ainda é uma democracia de acordo com os valores da União Europeia já só existe porque há procedimentos pendentes que, por desleixo ou realpolitik, ainda não chegaram a vias de facto.
Francisco Mendes da Silva Quando os corajosos são os mais cobardes 26.05.2020 Francisco Mendes da Silva 335
Nisso, como em tanta outra coisa, a “nova direita” é igual à “esquerda hegemónica”, com a sua táctica clássica de desvalorizar as ideias de que não gosta com base nas alegadas motivações obscuras dos respectivos autores.
Francisco Mendes da Silva A candidatura anti-sistema de Marcelo 20.05.2020 Francisco Mendes da Silva 172
Os tempos não recomendam grandes estados de alma. Nas presidenciais a direita vai precisar de muito sangue frio e daquele pragmatismo próprio do instinto de sobrevivência. A opção mais evidente, mesmo para quem não goste de Marcelo, continua a ser apoiá-lo.
Francisco Mendes da Silva Em defesa do Tribunal Constitucional alemão 12.05.2020 Francisco Mendes da Silva 83
Os Estados-membros têm todo o direito – mais: têm a obrigação – de verificar se as decisões das instituições europeias respeitam ou não o quadro de poderes que legitimamente foram transferidos.
Francisco Mendes da Silva O 1.º de Maio deu munição aos populistas 06.05.2020 Francisco Mendes da Silva 230
Quando os portugueses tinham as suas liberdades de circulação e reunião profundamente limitadas, quando muitos não puderam ver familiares, organizar e participar noutras manifestações importantes – sociais, culturais ou religiosas –, o tratamento dado à CGTP foi um benefício escandaloso.
Francisco Mendes da Silva Lembrar uma tragédia para evitar outra tragédia 29.04.2020 Francisco Mendes da Silva
Para além disso o vírus retirou-nos visão periférica. A preocupação com a pandemia deixou-nos cheios de ângulos mortos, outras crises que deixámos acontecer porque afunilámos a nossa atenção na ameaça desconhecida.
Francisco Mendes da Silva A esquerda que tem um problema com o 25 de Abril 22.04.2020 Francisco Mendes da Silva 578
Essa esquerda precisa da revolução permanente. Precisa de agitar sempre o fantasma do regresso do fascismo, para afirmar a sua legitimidade e justificar a sua sobrevivência. E é por isso que de vez em quando tem de puxar dos galões.
Francisco Mendes da Silva Não temos nada a aprender com a pandemia 14.04.2020 Francisco Mendes da Silva 245
O absolutismo moral não é apenas um perigo para o mundo pós-pandemia. É um risco que não podemos correr se queremos vencer o vírus. Porque aquilo que o vai vencer é o génio humano. É o espírito científico. São os retrovirais e a vacina.
Francisco Mendes da Silva Havemos de nos encontrar novamente 08.04.2020 Francisco Mendes da Silva 182
Nenhum desses objetivos tem a humanidade suficiente para ser o guia moral unificador, ao mesmo tempo espiritual e concreto, de que neste momento precisamos. Isabel II deu-nos esse ponto cardeal. Havemos de nos encontrar novamente.

Marketing Automation certified by E-GOI