Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Quem são os "moderados"? 13.11.2018 Francisco Mendes da Silva
A esquerda europeia, alegadamente mais democrática do que as congéneres de outros continentes, costuma oferecer-nos momentos radicais típicos, sob disfarce democrático, com apoio da claque de Portugal.
Francisco Mendes da Silva A democracia não pode ser a ditadura das escolhas impossíveis  06.11.2018 Francisco Mendes da Silva 33
Convém lembrar que Bolsonaro não chegou ao poder através de um golpe militar. Venceu eleições. Isto recomendaria que não se baixasse a guarda da inteligência. Infelizmente, da parte da esquerda portuguesa temos tido mais política do que análise política.
Francisco Mendes da Silva Conservador nos tempos de cólera 23.10.2018 Francisco Mendes da Silva 639
Uma pessoa que pense politicamente o mundo em que vive tem a obrigação de se perguntar de que forma podem os seus princípios ser úteis em cada momento. Não basta ter princípios e anunciá-los.
Francisco Mendes da Silva Brasil: uma eleição, dois plebiscitos  09.10.2018 Francisco Mendes da Silva 105
A democracia brasileira, com o PT à cabeça, fez tudo para entregar o poder a Bolsonaro. Podemos lamentá-lo, mas não nos podemos surpreender.
Francisco Mendes da Silva Passos Coelho devia ter aceitado a condecoração  02.10.2018 Francisco Mendes da Silva
Pedro Passos Coelho recusou receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, que Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu atribuir-lhe, por achar que é cedo para ser condecorado. Fez mal.
Francisco Mendes da Silva Procurei o fascismo em Serralves, mas não o encontrei 25.09.2018 Francisco Mendes da Silva 507
Do que se sabe, este não é um caso de censura da obra artística de Robert Mapplethorpe, nem de puritanismo insólito. O que é, pelo contrário, é um caso em que a ignorância, que sempre foi atrevida, se mostra especialmente afoita.
Francisco Mendes da Silva Os impostos como fantoche dos políticos 19.09.2018 Francisco Mendes da Silva 47
Antigamente os liberais e os marxistas distinguiam-se porque os primeiros queriam um Estado fiscal e os segundos queriam um Estado proprietário.
Francisco Mendes da Silva Serena Williams e a doença infantil da política contemporânea 11.09.2018 Francisco Mendes da Silva 216
O tremendismo é a característica que melhor define o estado do debate público nas democracias ocidentais. Hoje em dia ninguém está apenas enganado ou errado.
Francisco Mendes da Silva O Governo dos grandes centros urbanos 04.09.2018 Francisco Mendes da Silva 71
Quando a "geringonça" se formou não concordei com a tese da sua ilegitimidade. Qualquer maioria formada no Parlamento é, por definição, legítima.
Francisco Mendes da Silva As ideias de um governo que não tem a mínima ideia para o futuro de Portugal 29.08.2018 Francisco Mendes da Silva 370
Em vésperas de ano eleitoral, abriu o concurso de ideias no Governo. A mais recente a impressionar o júri foi a sugestão de reduzir para metade o IRS dos emigrantes que - segundo as fontes governamentais citadas na imprensa - "saíram sem vontade de partir".