Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva A "crise da direita" não existe. Mas é perigosa 15.01.2019 Francisco Mendes da Silva
Instalou-se por aí uma conversa sobre "a crise da direita". Para já, é só uma etiqueta jornalística, mas se a direita mordesse o isco essa crise viria inevitavelmente.
Francisco Mendes da Silva O Bloco de Esquerda explicado num minuto e dezoito segundos 08.01.2019 Francisco Mendes da Silva 3307
Na cabeça de um bloquista, Portugal é um Estado produtor e proprietário dos meios de produção, como as repúblicas soviéticas. O PIB é obra do Estado e dos seus servidores.
Francisco Mendes da Silva O Brexit é uma inevitabilidade histórica 18.12.2018 Francisco Mendes da Silva 83
Quem acha que o Brexit foi uma brincadeira de uma clique de conservadores em 2016, e ignora o lastro secular da relação entre a ilha e o continente, talvez se surpreenda com o facto de a hesitação perante a ideia da União não ser um exclusivo de velhos soberanistas com cérebros pré-modernos.
Francisco Mendes da Silva O caminho exíguo do PSD 11.12.2018 Francisco Mendes da Silva 40
Aproximando-se o ano eleitoral, os partidos começam a definir as suas estratégias e a depurar a mensagem simples e distintiva que querem vender.
Francisco Mendes da Silva O jornalismo quer evitar a morte suicidando-se?  04.12.2018 Francisco Mendes da Silva 55
O Presidente da República acha que se deve discutir o financiamento público do jornalismo privado, sugestão a que um número não surpreendente de jornalistas e gestores dos media já se vieram agarrar.
Francisco Mendes da Silva Uma república sem juízes 27.11.2018 Francisco Mendes da Silva 696
Num Estado de Direito, o estatuto dos juízes é um vértice fundamental do regime, e por isso deve ser tratado com uma sensibilidade especial. Um corpo de titulares de órgãos de soberania não é uma corporação de funcionários.
Francisco Mendes da Silva Quem são os "moderados"? (II) 20.11.2018 Francisco Mendes da Silva 49
A ideia de uma "ditadura libertária transitória", com um "ditador liberal", é obviamente uma fraude intelectual. Não só a liberdade económica é por natureza incompatível com a ditadura como, logicamente, não há para amostra qualquer experiência de sucesso.
Francisco Mendes da Silva Quem são os "moderados"? 13.11.2018 Francisco Mendes da Silva 62
A esquerda europeia, alegadamente mais democrática do que as congéneres de outros continentes, costuma oferecer-nos momentos radicais típicos, sob disfarce democrático, com apoio da claque de Portugal.
Francisco Mendes da Silva A democracia não pode ser a ditadura das escolhas impossíveis  06.11.2018 Francisco Mendes da Silva 33
Convém lembrar que Bolsonaro não chegou ao poder através de um golpe militar. Venceu eleições. Isto recomendaria que não se baixasse a guarda da inteligência. Infelizmente, da parte da esquerda portuguesa temos tido mais política do que análise política.
Francisco Mendes da Silva Conservador nos tempos de cólera 23.10.2018 Francisco Mendes da Silva 642
Uma pessoa que pense politicamente o mundo em que vive tem a obrigação de se perguntar de que forma podem os seus princípios ser úteis em cada momento. Não basta ter princípios e anunciá-los.