Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Procurei o fascismo em Serralves, mas não o encontrei 25.09.2018 Francisco Mendes da Silva
Do que se sabe, este não é um caso de censura da obra artística de Robert Mapplethorpe, nem de puritanismo insólito. O que é, pelo contrário, é um caso em que a ignorância, que sempre foi atrevida, se mostra especialmente afoita.
Francisco Mendes da Silva Os impostos como fantoche dos políticos 19.09.2018 Francisco Mendes da Silva 47
Antigamente os liberais e os marxistas distinguiam-se porque os primeiros queriam um Estado fiscal e os segundos queriam um Estado proprietário.
Francisco Mendes da Silva Serena Williams e a doença infantil da política contemporânea 11.09.2018 Francisco Mendes da Silva 216
O tremendismo é a característica que melhor define o estado do debate público nas democracias ocidentais. Hoje em dia ninguém está apenas enganado ou errado.
Francisco Mendes da Silva O Governo dos grandes centros urbanos 04.09.2018 Francisco Mendes da Silva 71
Quando a "geringonça" se formou não concordei com a tese da sua ilegitimidade. Qualquer maioria formada no Parlamento é, por definição, legítima.
Francisco Mendes da Silva As ideias de um governo que não tem a mínima ideia para o futuro de Portugal 29.08.2018 Francisco Mendes da Silva 369
Em vésperas de ano eleitoral, abriu o concurso de ideias no Governo. A mais recente a impressionar o júri foi a sugestão de reduzir para metade o IRS dos emigrantes que - segundo as fontes governamentais citadas na imprensa - "saíram sem vontade de partir".
Francisco Mendes da Silva Santana e o albergue de deserdados  21.08.2018 Francisco Mendes da Silva 61
O Aliança é a continuação por outros meios da vida política de alguém que não vê no seu partido de sempre espaço para a sua própria ambição.
Francisco Mendes da Silva Depois de Robles, o dilúvio 07.08.2018 Francisco Mendes da Silva 174
Se as contradições de Robles não fossem graves, nenhuma contradição entre o que um político diz e faz seria algum dia realmente grave. Medir a seriedade na política seria uma tarefa impossível.
Francisco Mendes da Silva Robles fora: menos um populista 31.07.2018 Francisco Mendes da Silva 130
A política fica sempre um pouco mais moderada e racional quando um moralista é apanhado a praticar os vícios privados a que a sua virtude pública se opõe. Todos os dias em que isso acontece são dias bons para a democracia.
Francisco Mendes da Silva O Brexit está a correr exactamente de acordo com o planeado 10.07.2018 Francisco Mendes da Silva
Mais de dois anos após o referendo pelo qual o Reino Unido decidiu sair da União Europeia, é difícil ter sequer uma ideia pálida do que será a relação dos britânicos com a União após o Brexit. 
Francisco Mendes da Silva Pop e populismo  03.07.2018 Francisco Mendes da Silva 55
Foi impressionante o facto de Marcelo, Costa e Ferro lá terem estado, não como amigos dos Xutos, mas como titulares dos cargos que ocupam, como que para dar chancela oficial à ocasião.