Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva O "Marxismo cultural" e a direita diletante 16.04.2019 Francisco Mendes da Silva
Quando vejo a "direita musculada" pendurada nos bíceps de Trump, Orbán e Bolsonaro, a execrar o pragmatismo flácido da direita "do costume", percebo que o que lhe interessa não é propriamente salvar as sociedades liberais ocidentais do totalitarismo do pensamento "Marxista-cultural".
Francisco Mendes da Silva O espantalho do "Marxismo cultural" 09.04.2019 Francisco Mendes da Silva 503
Não percebo bem em que é que o "Marxismo cultural" é uma ameaça assim tão assustadora, ao ponto de em 2019 alguma direita achar que vive numa luta mortal contra o dito.
Francisco Mendes da Silva Filhos e enteados 02.04.2019 Francisco Mendes da Silva 76
Os críticos do nepotismo na política portuguesa acham frequentemente que ele mostra que somos um país atrasado. Acontece que não há nada de exclusivamente terceiro-mundista no nepotismo.
Francisco Mendes da Silva Para amar a democracia, é preciso amar a sua caricatura 19.03.2019 Francisco Mendes da Silva 50
É verdade que hoje em dia Westminster parece-se mais com uma caricatura da democracia. Mas a democracia não é nem mais nem menos do que essa caricatura.
Francisco Mendes da Silva A "tributação dos ricos" não traz mais igualdade 05.03.2019 Francisco Mendes da Silva 293
De resto, a ideia de tributar os ricos acaba sempre em soluções profundamente injustas e regressivas. Quanto mais rico se é, mais se consegue escolher a natureza e a fonte dos rendimentos.
Francisco Mendes da Silva O dia de hoje diz-nos pouco sobre o dia das eleições 26.02.2019 Francisco Mendes da Silva 24
A maioria dos comentadores, contra os ensinamentos do passado, ainda se dedica ao ofício com base na portuguesíssima tradição de prever o futuro a partir das sondagens do dia, sem mais sofisticação ou prudência. É um erro.
Francisco Mendes da Silva O ataque do Bloco Central à liberdade dos portugueses 12.02.2019 Francisco Mendes da Silva 88
Por muito que a União possa ser uma força para o bem, e por muito importante que seja aquilo que a nossa democracia deve à integração, nada justifica que actuemos como se os países europeus não tivessem os seus interesses particulares.
Francisco Mendes da Silva Venezuela: três posições coerentes, uma absurda 05.02.2019 Francisco Mendes da Silva 47
A União é uma geometria complexa e variável de diplomacias antigas e interesses distintos. A tentativa de articular uma política externa comum estará sempre tendencialmente destinada à produção de resultados absurdos.
Francisco Mendes da Silva Desesperadamente procurando Salazar 29.01.2019 Francisco Mendes da Silva 168
Em todas essas situações António Costa disse a primeira coisa que lhe veio à cabeça. E a primeira coisa que lhe veio à cabeça foi a suave condescendência marialva com que olha para Assunção Cristas.
Francisco Mendes da Silva A "unanimidade burra" do "europeísmo" 22.01.2019 Francisco Mendes da Silva 93
A percepção de que o Brexit foi um sucesso seria desastroso para a União, pelo efeito de imitação que poderia produzir, especialmente num cenário - que aí está - de estagnação económica e crescimento do sentimento antieuropeu.

Marketing Automation certified by E-GOI