pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A ligação do nosso sistema eleitoral à dispersão regional do voto é um enviesamento natural que beneficia a direita e a deveria obrigar a apresentar-se unida a eleições (uma vez que quem assina este texto sou eu, essa união dispensa o Chega).

As sondagens e as expectativas da direita

Naquela meia hora de discurso o PP renasceu, Pablo Casado fez-se finalmente líder, e nós – os que partilhamos os seus valores e preocupações, e que estamos a seu lado na guerra dos quarenta anos – só nos podemos sentir representados e agradecidos.

A guerra dos quarenta anos

Se há histeria, é a histeria daqueles que pensam que vale tudo para combater a pandemia, incluindo deitar fora partes do sistema político das liberdades que, com tanto esforço, fomos minuciosamente construindo.

StayAway Covid: nem obrigatória nem voluntária

Em devido tempo, os portugueses perceberão que tudo não passou de uma ilusão, e que os seus salários e o seu rendimento disponível, afinal, não aumentaram. Entretanto, já terão votado nas autárquicas.

Costa, o Habilidoso, volta a atacar

O actual PSD parece ter desistido de construir uma alternativa ao poder socialista. Pelos vistos prefere ser apenas um pajem subalterno, desde que, aqui e ali, possa ir recolhendo as esmolas desse mesmo poder.

Bazucas para os populistas

Para que a ordem liberal sobreviva, é necessário haver uma maioria que acredite inabalavelmente nos seus valores. Que acredite que a democracia, ou a ideia de que o Estado de direito não pode utilizar todos os meios para atingir os seus fins, valem por si só.

A claque do árbitro

Ana Gomes candidata-se à Presidência da República numa corda bamba. Por um lado, não aguardando o apoio oficial do PS (António Costa já fez a sua opção), fará a pose de quem nem sequer o deseja, para manter a imagem de lutadora independente contra as “promiscuidades” (reais ou imaginárias), que é a sua mais-valia.

A corda bamba de Ana Gomes

Com atitudes como a de insistir na realização da Festa do Avante a meio de uma pandemia, só pelo interesse da receita gerada e quando nenhum outro festival do género se pode realizar, qualquer dia esse eleitorado já nem o Partido Comunista tem.

O fim do comunismo e a Festa do Avante

O desafio dos actuais líderes da direita democrática portuguesa não é o de terem mais este ou menos aquele deputado. É a sobrevivência do seu espaço político, com a sua vocação histórica, e com ele a sobrevivência dos equilíbrios de que depende o próprio regime. Veremos se aceitam esse desafio.

Entre a espada e a parede, quererá a direita salvar-se?

Segundo a imprensa – e as sentenças que a replicaram nas redes sociais –, “Pedro Borges de Lemos” é a prova de que a direita está a fugir para o Chega.

Homens do povo

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio