De acordo com as notícias de imprensa, este ano poderá registar-se um dos menores níveis de natalidade de sempre em Portugal. O total de nascimentos poderá ser inferior a 90 mil bebés, o que poderia significar uma redução na ordem de 20% na taxa de fecundidade
Ser capaz de satisfazer as necessidades de financiamento regulares da economia constitui elemento importante para a sustentabilidade da dívida externa portuguesa
A consolidação dos progressos registados nas contas externas portuguesas persuade a que o crescimento económico seja sobretudo o resultado de capacidade de captação de procura.
Os indicadores de alerta para a aferição dos desequilíbrios macroeconómicos, nova ferramenta de política económica desenvolvida pela Comissão Europeia1, ajudam na avaliação dos progressos e dos desafios que se colocam a Portugal durante e após o programa de ajustamento em curso
Dada a natureza das propostas que envolve e a história do processo de decisão comunitário, antevê-se alguma dificuldade para uma União Bancária em pleno no início de 2013. O seu contributo imediato (...) para a mitigação da crise da área do euro deverá residir, sobretudo, no compromisso político que poderá significar.
Nem a transposição da teoria à prática dos acordos firmados nestas cimeiras tende a ser linear, nem estes entendimentos substituem a necessidade de proceder com as reformas estruturais, mas, assumem uma co-responsabilização na trajetória de reequilíbrio.
Os níveis de capitalização do sistema bancário retornaram à ordem do dia - as necessidades de capital na banca espanhola, o contágio soberano na Grécia, a reformulação da regulação europeia, a recapitalização dos bancos portugueses.
Uma das vertentes de ação do programa de assistência financeira (PAEF) a Portugal prende-se com a competitividade. O enfoque exclusivo em medidas padrão usuais, como os custos unitários de trabalho, desfavorece a perceção sobre Portugal, apesar das reconhecidas insuficiências do indicador.
A percentagem de alojamentos vagos em Portugal subiu no decénio 2001-2011. Apesar dos níveis de produção atuais de novos fogos serem apenas 1/3 do que se verificava na transição do milénio, ao atual ritmo de formação de famílias, ainda levará algum tempo até se retomar um equilíbrio estável.
Parte do progresso nas contas externas deriva da "transpiração" na placagem da despesa. Consolidar resultados, mitigar riscos e firmar argumentos carece de maior "inspiração" nas nossas decisões do dia-a-dia, colectivas e individuais.
Um dos factores de incerteza para o ano de 2012 relaciona-se com a efectivação de alguns dos compromissos políticos assumidos na cimeira de chefes de Estado europeus de dezembro. Esta breve nota retoma o tema das regras orçamentais.